Azores Adventures – Futurismo

Voltar à tabela de conteúdos

Turismo Responsável

Sabia que a Futurismo é líder em Turismo Responsável no arquipélago dos Açores? Também somos oficialmente certificados pela World Cetacean Alliance como uma empresa responsável para a observação de baleias e golfinhos. Temos muito orgulho nesta certificação internacional e seguimos sempre as práticas mais sustentáveis possíveis. Como fazemos isso? Saiba mais sobre a nossa paixão pela sustentabilidade.

Socialmente envolvidos

O turismo responsável exige que todos os agentes do mercado turístico assumam a responsabilidade e o dever de tornar o turismo mais sustentável. É por definição um turismo que visa minimizar os impactos ambientais, sociais e económicos, bem como gerar benefícios para a população local. O termo turismo responsável é cada vez mais usado porque a preocupação com o aquecimento global também é cada vez maior. É importante criar uma forma de turismo que tenha um impacto positivo nos planos ambiental, social e económico.

Vamos ver os diferentes aspetos do turismo responsável e como a Futurismo está a contribuir para um futuro mais verde.

Há anos a cuidar da natureza

A Futurismo é uma das primeiras empresas responsáveis ​​pela transição da caça à baleia para a observação de cetáceos nos Açores. Na verdade, foi a primeira empresa de whale watching na ilha de São Miguel. Queríamos criar uma forma pacífica de ver estes cetáceos selvagens, abraçando as tradições locais que nos podem ajudar a observar os gigantes do mar com consciência ecológica. Por exemplo, contratamos vigias costeiros que guiam os nossos barcos até às baleias, com o auxílio de binóculos e rádio. Isso permite-nos consumir menos combustível porque sabemos exatamente para onde ir.

Em terra e no mar, ao vermos lixo durante os nossos passeios, vamos retirá-lo do ambiente natural e incentivar os nossos visitantes a não deixarem nada, além das suas pegadas. É esta a nossa filosofia. Já conseguimos retirar lixo impensável do oceano, como por exemplo um frigorífico, e muitas redes de pesca ou outras matérias super nocivas para o bem estar animal. Ajude-nos a preservar o planeta e junte-se a nós numa aventura responsável na natureza!

Outro exemplo do nosso compromisso com a natureza são as limpezas de praias que organizamos várias vezes ao longo do ano. Nestes eventos, a nossa equipa, juntamente com turistas e locais, recolhe lixo numa determinada praia, junto a encostas da ilha de São Miguel ou noutro tipo de ambiente natural que necessite de intervenção humana para um espaço mais limpo e cuidado.

Amigos a ajudar cetáceos

Sabemos que lidar com animais selvagens pode ter impactos negativos. Mas na Futurismo cuidamos da nossa natureza. Somos parceiros oficiais da maior organização mundial para salvar baleias e golfinhos: a Aliança Mundial de Cetáceos. Temos o certificado mundial de operador responsável de observação de cetáceos porque seguimos as regras à risca para observar estes animais misteriosos de forma pacífica. Temos muito cuidado para não os perturbar, e não prejudicar os seus habitats naturais. As nossas experiências são feitas com o objetivo de contemplar a beleza ímpar destes fascinantes mamíferos.

Aqui nos Açores, temos a sorte de estar num dos destinos mais sustentáveis do mundo, para além de ser o melhor local da Europa para ver baleias e golfinhos. Como estamos no meio do Oceano Atlântico, temos condições únicas para muitas espécies migratórias, incluindo os maiores animais do mundo, mas também várias espécies de aves marinhas!

Pesquisa & Investigação sempre no nosso caminho

Já há muito que a Futurismo percebeu que o turismo por si só, não é suficiente. Queremos mais pela natureza. Queremos proteger os nossos amados animais livres, por isso investimos também em pesquisas científicas. O nosso quadro de colaboradores no mar é constituído por biólogos marinhos profissionais que atualmente investigam a vida marinha dos Açores, para que possamos dar o nosso contributo e participar no progresso global da investigação. Quando vamos para o oceano, além da observação de baleias e golfinhos, coletamos dados importantes sobre os animais e partilhamos essas informações com cientistas de todo o mundo. Também participamos em congressos e encontros internacionais todos os anos.

O nosso principal objetivo, com todas as pesquisas e investigação que fazemos, é aprender mais sobre as rotas de migração e distribuição das baleias no mundo, tentando sempre aprofundar os nossos conhecimentos sobre cetáceos. Somos verdadeiramente amantes da natureza, esperamos que através de observações e estudos, possamos ser mais capazes de preservar o meio ambiente, mantendo uma forte ligação com os cetáceos, sem riscos para ambos os mundos: animais e humanos.

Saiba mais sobre os nossos projetos de ciência e pesquisa para preservar baleias e golfinhos.

Ajudar pessoas com deficiência mental

Na Futurismo acreditamos verdadeiramente que é igualmente importante ajudar a comunidade local nas nossas atividades. Somos parceiros de várias associações e instituições locais, como a Aurora Social, instituição que visa a integração de pessoas com deficiência mental na sociedade, dando-lhes por exemplo, oportunidades de trabalho. Esta parceria é muito especial para nós e orgulhamo-nos de os ajudar de várias formas. Vendemos artesanato na nossa loja, na marina de Ponta Delgada. Arte que eles próprios fazem na instituição. Além disso, muitos deles preparam os nossos piqueniques que distribuímos nas experiências de terra, de dia inteiro, com refeições leves incluídas. Como forma de agradecimento, convidamo-los a viver momentos inesquecíveis nos passeios de mar para desfrutar dos inúmeros benefícios que os animais dão à saúde. Facilitar o acesso às nossas aventuras é muito importante para nós e faremos o possível para fazer sempre melhor.

Saiba mais sobre a nossa filosofia e valores.

Interagir com os habitantes da terra

Tornar as experiências genuínas é uma das razões da nossa existência! Queremos oferecer aventuras agradáveis aos turistas. Que possam ter uma ligação e um contacto mais direto com a população local. Além de conhecer os nossos simpáticos guias, em muitos passeios, também vai encontrar açorianos e poder conversar com eles! O conhecimento e compreensão do nosso património cultural é fundamental para uma viagem responsável. Tentamos sempre de tudo para que possa descobrir ao máximo em cada passeio. Somos apaixonados pelas nossas ilhas, os açorianos são hospitaleiros e têm respeito pelo turista.

A contribuir para a educação das gerações futuras

Para nós é tão importante educar e contribuir para uma consciência ecológica entre os jovens. São eles que poderão continuar a alimentar a nossa fome por cuidar do nosso planeta. A nova geração representa uma grande esperança por um futuro saudável e sustentável. É por isso que, todos os anos, procuramos integrar a educação ambiental nas escolas locais da ilha de São Miguel. O que fazemos? Os nossos biólogos marinhos e guias especializados vão às escolas primárias e secundárias para dar a conhecer a natureza açoriana aos nossos "pequenos grandes" açorianos. Adoramos partilhar com eles a nossa dedicação à natureza, assim como eles também gostam de nos ouvir e juntar-se a nós nas viagens educativas de observação de baleias e golfinhos!

Saiba mais sobre o nosso esforço em educar os jovens açorianos para o meio ambiente.

A Colaboração com Empresas

Contribuir para a economia local é um dever para sermos uma empresa responsável. Queremos ajudar a crescer a nossa comunidade e a fortalecer laços, no âmbito do mercado do turismo. Sabia que as refeições incluídas nos nossos passeios de dia inteiro, são feitas em pequenos restaurantes tradicionais? Além de ter a possibilidade de saborear deliciosos pratos regionais, estamos juntos a contribuir para o bem da economia local, para apoiar empresários e empreendedores.

A nossa intenção é enriquecer as suas férias nos Açores colocando-o em contacto com o comércio local e com as gentes da nossa terra que podem partilhar as suas vivencias. Com o objetivo de gerar maiores benefícios económicos para a população local e melhorar o bem-estar da comunidade, vários dos nossos passeios incluem uma visita a produtores locais. Por um lado, aprende mais sobre a nossa cultura e tradições e, por outro, juntos ajudamos negócios locais. Há sempre a possibilidade de comprar produtos e artesanato no final das visitas. Passamos por lojas locais, fábricas, museus e muito mais! Sinta-se à vontade para interagir com pessoas de cá, que gostam de falar sobre o modo de vida açoriano.

Observação de baleias pelo bem dos Açores

Antigamente, a caça à baleia era uma fonte de riqueza muito importante em todo o arquipélago dos Açores. Desde a sua proibição, o turismo cresceu muito, e agora, a observação de baleias e golfinhos tornou-se uma atividade responsável a não perder durante a visita às ilhas. A Futurismo é uma das empresas responsáveis por esta transição! A observação de baleias é uma atividade crucial e notável para a comunidade local. Parte do dinheiro arrecadado pela Futurismo é investido em pesquisas científicas e investigação, na compra de novos materiais, no progresso da nossa equipa com presença em congressos científicos internacionais, entre muitas outras formas. A nossa investigação ajuda a proteger o meio ambiente e a comunidade dos Açores.

Saiba mais sobre as razões que o levam a escolher a Futurismo.

Back to the navigation

Parta à Aventura!

Junte-se a nós nas suas férias inesquecíveis,
cheias de aventura e diversão nos Açores.

Subscreva a Nossa Newsletter

para receber as nossas Novidades e Ofertas

Temos protocolos rígidos contra a Covid-19. Verifique-os aqui.
Última Hora
  • Tripadvisor Travelers’ Choice Award Winner :

    Pelo 9º ano consecutivo, a Futurismo foi distinguida como uma das “10% Melhores Atrações do Mundo”