Azores Adventures – Futurismo

Voltar à tabela de conteúdos

Vila do Topo

Sobre Vila do Topo

Bem-vindo ao fim da ilha de São Jorge, a Vila do Topo. Lá, a vida parece passar devagar e as paisagens são de tirar o fôlego.

Da Ponta do Topo, tem-se uma vista maravilhosa sobre as ilhas do Grupo Central, emergindo do infinito Atlântico. O icónico farol também fica próximo, proporcionando uma viagem segura aos marinheiros internacionais. Pensa-se que os colonos da ilha de São Jorge pisaram pela primeira vez nesta ilha selvagem precisamente nesta área.

Ver mais Ver menos

Outra curiosidade é o ilhéu do Topo, um local de grande interesse natural. Na verdade, é uma área protegida especial devido à sua diversidade de aves marinhas. No verão, a lenda diz que as vacas nadam até a ilhota plana de 2 hectares, que fica a cerca de 1 km da terra, para pastar na erva mais verde.

Aliás, a história diz que para a celebrar o Espírito Santo, é obrigatório fazer uma grande festa. E que um dos organizadores decidiu levar 2 vacas ao ilhéu para pastar mais erva e engordar. Porém, antes da festa, o mar estava muito agitado e não era possível ir buscar as duas vacas, mas um pouco antes da festa elas apareceram totalmente secas. Os religiosos locais agradeceram ao Espírito Santo por este gesto gentil.

A Ponta do Topo também é conhecida pelo mergulho. Moradores e viajantes desfrutam das águas cristalinas e das belas paisagens subaquáticas deste local em particular. Na verdade, é considerado o melhor local da ilha para esta prática.

Outra coisa pela qual Topo é famoso é seu delicioso queijo. Pode encontrá-lo em todos os mercados da ilha e também nas restantes ilhas dos Açores. É um queijo duro e forte, com cura de 2 a 36 meses.

Porquê a Futurismo

Atrações a não perder Vila do Topo

Back to the navigation

Subscreva a Nossa Newsletter

para receber as nossas Novidades e Ofertas