Azores Adventures – Futurismo

Voltar à tabela de conteúdos

Lagoa do Fogo

Esta impressionante lagoa turquesa é um testemunho puro do ritmo da natureza. Muitas histórias podem ser contadas e a sua pode começar aqui. Esta área não humanizada e muito preservada, teve até a sua praia de pedra-pomes premiada como uma das 7 maravilhas de Portugal - Concurso Praias Selvagens de Portugal.

Sobre Lagoa do Fogo

O Vulcão do Fogo, também conhecido como Maciço Vulcânico da Serra da Água de Pau, é um estratovulcão formado nos últimos 15 mil anos, sendo a mais jovem e a menor caldeira da ilha de São Miguel.

A bacia elíptica irregular é o resultado da atividade eruptiva mais recente em 1563. Portanto, esta lagoa impressionante tem 3 por 2,5 km de diâmetro, com uma profundidade média de 30 metros. Repousa no telhado do mundo a uma altitude de 947m acima do nível do mar, é a lagoa mais alta da ilha – suas paredes têm vãos que chegam a 300 m.

Destaca-se que a Lagoa do Fogo, pela sua relevância nacional, geoturística e científica, tem sido reconhecida como – Reserva Natural da Lagoa do Fogo – uma área protegida, também como parte integrante da Rede Natura 2000 – Sítios de Interesse Comunitário. Esta área menos humanizada e preservada, teve até a sua praia de pedra-pomes, nas margens da lagoa, premiada como a melhor praia selvagem de Portugal, dentro de 7 maravilhas – Concurso Praias de Portugal.

Ver mais Ver menos

Natureza e Geologia

Um dos destaques da Lagoa do Fogo é a forma como exibe de forma tão clara as camadas do tempo, desde a sua caldeira vulcânica em colapso, depósitos piroclásticos, deslizamentos de terra, até à vasta gama de flora e fauna. O vulcão quiescente, possui um sistema hidrotérmico ativo com fumarolas, termais e é uma fonte de um importante abastecimento de água na parte sul da ilha.

Em seu perímetro, várias espécies de densa flora e vegetação endêmica, criam uma paleta harmoniosa de diferentes tons de verde. Além disso, no silêncio da lagoa os pássaros exalam canções ao vento.

O clima da Lagoa do Fogo é influenciado principalmente pelo seu terreno elevado. Nuvens baixas constantes podem pairar sobre o lago, escondendo este tesouro de água azul de vista.

Experiências e dicas

Quer opte por vir do lado norte ou sul da ilha, pode facilmente encontrar o seu caminho ou mesmo ligar-se ao GPS, um cenário majestoso o acompanhará sempre. Desfrute das jóias escondidas ao longo desta montanha-russa de imensa paisagem verde. Faça uma pausa em cada área do miradouro, abrace o que a vida / natureza tem para lhe oferecer.

Dica: verifique o tempo! (Recomendamos que faça download da aplicação gratuita Spotazores)

Se se sentir aventureiro, não há nada mais memorável do que uma caminhada até o lago para caminhar pela praia particular de pedra-pomes. Lembre-se de se preparar para essa caminhada curta, mas íngreme.

Porquê a Futurismo

Tours - Geo Tour around São Miguel Island

Atrações a não perder Lagoa do Fogo

Planeie o(a) Viagem paraLagoa do Fogo

Posso nadar na lagoa?

Na Lagoa do Fogo não é permitido nadar para preservar a natureza selvagem.

O que levar numa mochila de caminhada?

Não aconselhamos que leve uma mochila muito pesada, apenas que contenha o essencial. Verifique a seção “o que levar” em cada passeio.

Como as botas de caminhada devem caber?

Deve sentir-se confortável com as botas colocadas e praticar caminhadas com elas antes da viagem.

Perguntas Frequentes sobre Lagoa do Fogo

Posso nadar na lagoa?

Na Lagoa do Fogo não é permitido nadar para preservar a natureza selvagem.

Back to the navigation

Subscreva a Nossa Newsletter

para receber as nossas Novidades e Ofertas

Temos protocolos rígidos contra a Covid-19. Verifique-os aqui.
Última Hora
  • Tripadvisor Travelers’ Choice Award Winner :

    Pelo 9º ano consecutivo, a Futurismo foi distinguida como uma das “10% Melhores Atrações do Mundo”