Azores Adventures – Futurismo

Voltar à tabela de conteúdos

Regras de Observação de Cetáceos

Respeitar as regras e seguir à risca as diretrizes da observação de animais selvagens e livres é essencial para a vida marinha, mas também para quem nos escolhe, para vivenciar uma experiência inesquecível. A Futurismo é uma empresa de observação de baleias e golfinhos responsável, oficialmente reconhecida pela World Cetacean Alliance. Saiba de que forma respeitamos os animais.

Código de Conduta

Na Futurismo seguimos estritamente as Melhores Práticas e Orientações da World Cetacean Alliance para a Observação Responsável de Baleias e Golfinhos. O guia inclui todas as regras que devemos respeitar, seguindo assim as diretrizes da certificação pela maior organização do mundo responsável pela proteção e conservação dos cetáceos. Estamos muito orgulhosos do nosso estatuto de Empresa de Observação de Cetáceos Responsável e queremos mantê-lo, sempre. Para isso, devemos:

  • Minimizar os impactos negativos nos cetáceos e no seu meio ambiente
  • Conseguir excelentes níveis de satisfação do cliente;
  • Beneficiar positivamente as comunidades locais e o meio ambiente;
  • Educar e inspirar as pessoas e a indústria do turismo em geral.

Certificados pela WCA

Ao sermos certificados pela World Cetacean Alliance significa que somos reconhecidos como líderes neste setor. Na verdade, temos a única certificação internacional para observação responsável de baleias e golfinhos, e isto, é um grande privilégio.

Graças a esta organização, os amantes da natureza que visitam os Açores sabem que podem confiar em nós, como empresa responsável, o que não acontece com muitas outras. Este é um estatuto que garante que as empresas de turismo não prejudicam a natureza do arquipélago. Descubra as razões que o levam a escolher a Futurismo.

Reduzir a pegada ecológica

Como fazemos observação de baleias e golfinhos a bordo de barcos, respeitamos um plano para não perturbar os animais e para minimizar o impacto ambiental. E conseguimos! Na verdade, os vigias que estão em pontos estratégicos da ilha de São Miguel e do Pico ajudam-nos a encontrar os animais e saber a distância de uma forma eficaz e mais eficiente no que toca à proteção do meio ambiente. Os vigias têm um papel crucial na operação e na constituição da nossa equipa.

Munidos de potentes binóculos, são eles que guiam os barcos até às baleias e golfinhos, através de comunicação via rádio. Isso permite-nos consumir menos combustível, uma vez que rumamos em direção direta aos animais, pelo que, não necessitamos de navegar muito à procura deles. A importância dos vigias vem desde os tempos tradicionais da caça às baleias. Neste caso, não é um aviso para as caçar, mas sim um sinal verde para a observação pacífica, com respeito pelos animais e pelo seu ambiente natural.

Observação de Cetáceos em Embarcações

Basicamente, as regras são classificadas como Práticas Inaceitáveis (o que não podemos fazer como operador turístico responsável de observação de baleias e golfinhos) e Melhores Práticas (o que devemos respeitar e aplicar nas viagens). Todas as regras estão disponíveis no guia oficial da WCA.

Nadar com golfinhos livres

Nos Açores, saiba que é proibido nadar com baleias sem uma licença especial do Governo Regional dos Açores. Na Futurismo, oferecemos experiências de natação com golfinhos selvagens, absolutamente incríveis! A sensação de nadar no meio de animais livres, no habitat natural deles, é simplesmente encantadora e única. Para não perturbar os animais que não são domesticados, devemos seguir algumas regras, tal como durante a observação de baleias.

Para nadar com golfinhos, de forma responsável, leia tudo o que precisa de saber no guia oficial. Há também regras do Governo dos Açores, que devemos respeitar para poder legalmente exercer esta atividade.

A maravilhosa sensação de liberdade

Quando vai observar baleias e golfinhos connosco no Oceano Atlântico, está a contribuir para ver aqueles animais selvagens onde eles pertencem: no mar aberto. Ignore os parques temáticos, onde as necessidades de bem-estar dos cetáceos estão comprometidas. Em cativeiro, os golfinhos vivem menos anos, não são felizes e é impossível nadar tanto quanto na natureza. O comportamento deles é treinado e forçado. Não é natural que um golfinho faça os truques que se vê nesses parques. A Aliança Mundial de Cetáceos e parceiros como nós, lutam todos os dias para fechar este tipo de atrações onde os animais são obrigados a atuar todos os dias. Junte-se a nós numa experiência incrível na natureza, com respeito pelos animais.

Back to the navigation

Parta à Aventura!

Junte-se a nós nas suas férias inesquecíveis,
cheias de aventura e diversão nos Açores.

Subscreva a Nossa Newsletter

para receber as nossas Novidades e Ofertas

Temos protocolos rígidos contra a Covid-19. Verifique-os aqui.
Última Hora
  • Tripadvisor Travelers’ Choice Award Winner :

    Pelo 9º ano consecutivo, a Futurismo foi distinguida como uma das “10% Melhores Atrações do Mundo”