Azores Adventures – Futurismo

Voltar à tabela de conteúdos

Parceria WCA

Proteger a vida marinha selvagem é um compromisso que levamos muito a sério na Futurismo. Também é por isso que nos associamos a organizações internacionais que promovem a preservação dos nossos amigos marinhos, nomeadamente a World Cetacean Alliance – Aliança Mundial de Cetáceos. Saiba mais sobre o que fazemos, todos os dias, para construir um mundo melhor para as baleias e golfinhos do nosso planeta.

A Voz dos Cetáceos

A Futurismo orgulha-se de ser Parceiro da Aliança Mundial de Cetáceos (WCA - World Cetacean Alliance): esta é a maior organização do mundo que trabalha todos os dias para proteger baleias, golfinhos e botos (cetáceos). Juntos, representamos mais de 80 parceiros em 25 países, em todo o mundo e, felizmente, somos cada vez mais.

Através desta união, os Parceiros da Aliança Mundial de Cetáceos têm como objetivo comum, conservar, preservar e proteger os cetáceos e os seus habitats nos oceanos, mares e rios de todo o mundo. Garantir a saúde dos animais e a sua sobrevivência é a prioridade!

A WCA compromete-se em reduzir o número de cetáceos em cativeiro, exceto para fins de reabilitação e/ou libertação. Nós, na Futurismo, desenvolvemos e implementamos novos conceitos para a observação responsável de baleias e golfinhos. Queremos contribuir, inspirar e dar a conhecer a todos quanto nos visitam, o quão importante é para o nosso planeta, a conservação dos animais e do seu habitat natural. Um dos objetivos é ajudar a alargar a comunidade global que cuida de cetáceos, que deseja aprender como é o modo de vida destas criaturas marinhas e que tem respeito por elas.

Uma Parceira com Valor

In addition to a common interest in the well-being of our magnificent ocean creatures, Futurismo started collaborating with the World Cetacean Alliance in the hope that this international partnership would give visibility to our company and the Whale Watching activity in the Azores - and also promote our company as a Responsible Whale Watching company.

One of our goals is also to create a connection within whale watching societies - here to value the history of whales in the Azores - from hunting whales to watching them. We want our story to be recognized and valued by local communities. At Futurismo, we also wish to bring benefits to our local communities through this type of tourism.

Before being called the World Cetacean Alliance, it was named “Planet Whale”. And we have been collaborating with them for so many years now.

Benefícios para a Futurismo e para a ciência

Certificação Internacional para Observação Responsável de Cetáceos

A Futurismo é oficialmente reconhecida mundialmente como operador responsável de observação de baleias. É com satisfação que recebemos esta preciosa certificação da Aliança Mundial de Cetáceos e somos hoje uma das poucas empresas consideradas Responsáveis pela observação de cetáceos. É uma honra e estamos muito orgulhosos por conseguirmos chegar até aqui. São muitos anos de estudo, investigação e respeito pelos animais.

Acreditamos no turismo sustentável, uma forma ecologicamente correta, para dar a conhecer as nossas maravilhas naturais tanto no mar como em terra a viajantes de todo o mundo. Sempre tendo em mente o respeito pelos animais e pela natureza. Para sermos certificados Responsáveis, seguimos rígidas diretrizes para encontrar os animais no habitat natural e seguir as distâncias recomendadas para os observar.

De mãos dadas com uma organização internacional

A comunicação é importante entre parceiros, principalmente quando não estamos no mesmo país. Em 2014, a bióloga marinha, Miranda van der Linde, tornou-se a representante oficial da Futurismo para o Grupo de Trabalho da WCA sobre Observação Responsável de Baleias. Essa função envolveu trabalhar com algumas das empresas de observação de baleias mais responsáveis do mundo para elevar os padrões desta atividade mundialmente. Os parceiros do Grupo de Trabalho para a Observação Responsável de Baleias desenvolvem informação para partilhar dados científicos, desenvolver novos padrões para a observação de baleias e encorajar os turistas a terem um papel ativo na questão da captura acidental de cetáceos e emaranhamento de redes de pesca.

Fruto da parceria, recebemos notícias mensais da WCA através da sua newsletter. Além disso, temos o privilégio de enviar artigos científicos e de informação sobre algumas das mais importantes investigações, que os nosso biólogos marinhos fazem, para que possam ser partilhados na newsletter mundial da WCA e fortalecer assim os laços de comunicação entre todos os parceiros e conhecer a realidade de cada país no que toca à conservação e estudos de cetáceos.

Participação em eventos científicos internacionais

Participamos em eventos e congressos de todo o mundo promovidos pela WCA - um deles é o Festival da Baleia. Todos os anos, biólogos marinhas da Futurismo viajam para diferentes países para conhecer cientistas de renome internacional, debater com investigadores e defensores de baleias.

Estas iniciativas permitem promover a atividade responsável de observação de cetáceos, mas também a investigação, divulgação e educação ambiental que a Futurismo sempre teve como pilares principais da sua existência. A Futurismo foi até convidada há alguns anos para ir a África do Sul falar sobre o trabalho que fazemos nesta área de investigação e ciência.

Colaboração com biólogos marinhos promissores

Adoramos trabalhar com pessoas de todo o mundo. Ter a oportunidade de contratar uma equipa multicultural é fundamental para conhecer realidades distintas e ter vários pontos de vista. E sabemos bem disso, pois muitos colegas vêm de vários países da Europa, como Espanha, França, Itália, Alemanha e assim por diante.

Na Futurismo, todos os anos temos vários alunos a fazer estágios connosco e, alguns deles que já passaram pela WCA. Também neste sentido a nossa parceria é muito importante. Assim, tanto os jovens aprendem connosco no terreno, como nós aprendemos com eles, novas formas de fazer e pensar.

As metas mais recentes da WCA

1. Definir, distribuir e inspecionar padrões mínimos para a observação responsável de baleias entre todos os parceiros mundiais da WCA.

2. Criar, a longo prazo, um regime de acreditação global de observação responsável de baleias e golfinhos como forma de reconhecer empresas sustentáveis de whale watching. Recorrendo a vários vídeos da observação de cetáceos, é possível analisar se os animais estão bem, confortáveis com a presença dos barcos ou, se por outro lado, sentem-se de alguma forma incomodados e isso é possível perceber através do comportamento dos animais. Os resultados são apresentados e revistos no evento WhaleFest.

3. Testar uma iniciativa educacional conjunta na qual parceiros de todo o mundo partilham o tema “redes” – as capturas acessórias e emaranhamento, com ações positivas para envolver os turistas.

4. Fazer uma série de atividades promocionais com a presença da comunicação social.

5. Criar um banco de dados de observadores de baleias interessados ​​em notícias sobre a observação responsável de baleias.

Para mais informações sobre a Aliança Mundial de Cetáceos visite a página: http://worldcetaceanalliance.org/

 

Back to the navigation

Parta à Aventura!

Junte-se a nós nas suas férias inesquecíveis,
cheias de aventura e diversão nos Açores.

Subscreva a Nossa Newsletter

para receber as nossas Novidades e Ofertas