Azores Adventures – Futurismo

Voltar à tabela de conteúdos

Equipa do Mar – biólogos marinhos da Futurismo

Há mais de 11 anos que os biólogos marinhos da Futurismo coletam dados sobre os cetáceos que observam durante as nossas experiências no mar. Esses dados estatísticos de milhares de registos, de mais de 20 espécies diferentes de cetáceos, precisam de ser analisados e agora é o momento perfeito para o fazer. Estão todos a trabalhar em casa.

Entre a informação recolhida está, por exemplo, o dia da viagem, a localização geográfica do encontro com os animais, as espécies e os comportamentos de um grupo de baleias ou golfinhos. Tudo isso é possível graças à tecnologia que usamos e ao empenho diário da nossa equipa do mar.

A segunda coisa mais importante sobre os trabalhos de investigação é definitivamente a foto-identificação. As fotos que tiramos durante as nossas viagens não são apenas memórias para partilhar nas redes sociais, têm também um propósito científico. Identificamos baleias e golfinhos graças às marcas e padrões que eles têm nas caudas e barbatanas. Esta é uma informação crucial para ficar registada nos nossos catálogos de espécies, que são os livros ou se preferirem, a nossa bíblia sobre os cetáceos que vivem e passam nos Açores. Nos últimos anos já conseguimos identificar mais de 400 cachalotes diferentes.

Os nossos biólogos estão por isso a aproveitar para aprofundar as suas pesquisas (até agora contamos com mais de 14.000 avistamentos e 22 espécies diferentes!) em teletrabalho e assim poder continuar a investigação. Alguns deles estão também a completar teses de mestrado e doutoramento, e esperamos realmente que ficar em casa os possa ajudar a atingir os seus objetivos pessoais com sucesso.

Back to the navigation

Subscreva a Nossa Newsletter

para receber as nossas Novidades e Ofertas