Geografia
A Terceira é a segunda maior ilha em população, com cerca de 57.000 residentes. Faz parte do grupo Central do arquipélago a par com 4 ilhas: Pico, São Jorge, Graciosa e Faial. A ilha mais próxima é São Jorge, a apenas 40km de distância. A Terceira tem aproximadamente 30 km de comprimento e 18 km de largura, numa área total de 402 km2.
O ponto mais alto da ilha encontra-se na Serra de Santa Bárbara, com 1.021m acima do nível do mar.
História
Tal como o nome indica, a Terceira foi a terceira ilha dos Açores a ser descoberta por exploradores portugueses. No início, foi chamada ilha de Jesus Cristo e foi povoada apenas em 1449, cerca de 20 anos após a sua descoberta. Em 1470, a população cresceu, principalmente na Praia e em Angra.
Angra teve um importante papel no comércio interno de produtos regionais de outras ilhas nos séculos XV e XVI. A cidade foi fundada oficialmente em 1534 e tornou-se rapidamente o centro político, económico e religioso dos Açores. Acontece que a ilha também era rica em metais preciosos e especiarias exóticas, cobiçadas por corsários da Inglaterra e da França.
Em 1581, durante a guerra da Sucessão de Portugal, as forças espanholas tentaram combater os Terceirenses durante a Batalha da Salga, e foram derrotadas, em nome do Prior do Crato. Mas dois anos depois, os espanhóis voltaram e dominaram a ilha após uma luta violenta. Em 1640, Portugal conseguiu de novo independência e a Terceira conseguiu recuperar a sua importância como ilha central do arquipélago.
Em 1829, dá-se outra batalha durante as Guerras Liberais contra o domínio absolutista. Foi na Praia, agora chamada Praia da Vitória. Em tempos de incerteza, a Terceira terá tido um papel importante na reconquista do trono por D. Pedro IV. A cidade é então batizada Angra do Heroísmo.
Angra do Heroísmo que, fruto da sua riqueza, foi classificada Património Mundial da UNESCO, em 1983. O centro histórico desta cidade é um excelente exemplo de um autêntico museu a céu aberto com palácios, igrejas e outros monumentos dos séculos XVI e XVIII.
Lajes é a outra cidade conhecida e famosa por albergar o Aeroporto Internacional das Lajes e a Base Aérea das Lajes. Esta última criada durante a Segunda Guerra Mundial pelos britânicos e mais tarde passou a ser da responsabilidade da Força Aérea norte-americana. Isto acabou por influenciar e criar novas nacionalidades entre a população local.
Economia
Angra teve um importante papel no comércio interno de produtos regionais de outras ilhas nos séculos XV e XVI. Mas também rica em metais preciosos e especiarias exóticas.
Com uma produção manufatureira, a baleação na ilha Terceira iniciou-se em 1885. Hoje, a Casa dos Botes, no Porto de São Mateus é um museu onde pode ver algumas embarcações utilizadas durante a caça à baleia e, quiçá cruzar-se com algum ex-baleeiro disponível para contar algumas das mais interessantes histórias dos “homens das baleias”.
A principal atividade económica da Terceira é a pecuária e os produtos lácteos. Hoje em dia, o turismo também desempenha um papel importante, tal como em todas as ilhas dos Açores.
Cultura e festividades
A ilha Terceira é conhecida pelo seu povo acolhedor e festeiro. Ao longo do ano há eventos culturais como, os famosos Bailinhos de Carnaval ou Sanjoaninas. Os bailinhos, bailes carnavalescos que duram 3 dias, são representações do teatro popular.
Sobre as Sanjoaninas, estas são as melhores festas que decorrem em junho, durante 10 dias, em Angra do Heroísmo. Entre desfiles, música ao vivo, touradas, tasquinhas, espetáculos de teatro e fogos de artifício.
A ilha em festa não termina por aqui. As festas do Divino Espírito Santo, tal como nas outras ilhas, alegram os locais durante oito semanas após a Páscoa, em todas as freguesias da ilha.
Em agosto, a Praia da Vitória oferece também muitos eventos. Tem de tudo nas Festas da Praia: gastronomia, cultura, eventos desportivos, música e muito mais. Já Angra do Heroísmo acolhe dois grandes festivais de música: o festival AngraRock, em setembro e o festival AngraJazz, em outubro. Destaque para os que apreciam enologia para o festival de vinhos Wine in Azores que decorre anualmente na Terceira e ilha de São Miguel.
Em termos de cultura, a Terceira tem muitas instituições e associações, bem como grupos de teatro e exposições em toda a ilha. Visite o Museu de Angra do Heroísmo para um banho de cultura e história. A Casa Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória transpira arte.
Natureza e Geologia
A morfologia da ilha Terceira distingue-se pelas suas formas vulcânicas de numerosos domos e coulées, formados na dependência de erupções efusivas de magmas siliciosos. Dos sete geossítios prioritários na ilha Terceira, destacamos a Gruta do Algar do Carvão que está no Top ten mundial das cavidades vulcânicas, com depósitos minerais (espeleotemas). O Algar do Carvão é uma chaminé vulcânica com 80 m de profundidade. No interior desta gruta está um lago de águas límpidas. As chuvas alimentam o lago e formam também as mais belas e raras estalactites e estalagmites de opala, que encontramos em cavidades vulcânicas no mundo! Este é um geossítio prioritário do Geoparque Açores, com relevância internacional e interesse científico, educacional e turístico. Na Terceira, sente-se realmente a origem vulcânica dos Açores graças às fumarolas e ao solo vermelho. O cheiro a enxofre vai lembrá-lo de que a natureza à sua volta está viva.
No centro da ilha encontra-se a maior mancha de urze de todo o arquipélago, criando uma linda cor lilás, motivo que gerou a origem do segundo nome da Terceira: a ilha lilás, cor também presente nas fachadas dos edifícios de Angra. A Norte e a Oeste da ilha, desfrute das maiores manchas de floresta densa com vegetação endémica de todo o arquipélago. Aprecie a vista dos muitos miradouros em toda a ilha.
Bem ao lado da cidade principal, o gigante antigo vulcão submarino – Monte Brasil – oferece uma vista fabulosa para Angra. Urbanidade ou natureza, pode escolher o que quer ver na Terceira. Passe a manhã a passear pelas ruas estreitas do centro histórico e à tarde festeje na praia de águas transparentes.
Experiências
Graças à sua natureza e cultura fantásticas, a Terceira é uma ilha de aventuras. Faça uma das inúmeras caminhadas, ande de bicicleta e explore as florestas encantadas, descubra lagoas em caldeiras ou até jogar golfe. As possibilidades são infinitas para todas as idades e gostos.
Para quem gosta de trilhos destacamos as Furnas do Enxofre. Um monumento natural e o mais importante campo fumarólico da ilha Terceira. Para o preservar, existe um trilho curto, muito interessante do ponto de vista geológico com lindas paisagens e fumarolas.
Para os amantes do mundo subaquático, para quem pratica mergulho, o Banco D. João de Castro é um monte submarino vulcânico, que fica entre as ilhas Terceira e São Miguel. Mergulhar à volta da antiga caldeira deste vulcão ativo é uma experiência incrivelmente única onde nascentes termais e fumarolas são visíveis. Está classificado como um dos geossítios marinhos dos Açores.
Nas muitas praias e piscinas naturais, experimente surf, pesca, windsurf, ski aquático… Tudo o que pode pensar, é possível.
Os entusiastas da geologia vão adorar esta ilha. O Algar do Carvão e a Gruta do Natal são duas experiências espeleológicas extraordinárias. Com um guia, pode visitar muitas outras grutas.
Além disso, a prática de escalada está a ganhar fama nesta ilha e existem já vários locais excelentes para o fazer, como por exemplo, na Chanoca, Chupa Cabras e Grota do Medo.
Se é amante de enologia, não deixe de visitar o Museu do Vinho dos Biscoitos, inaugurado em 1990, esta casa típica conta a história da vinha e do vinho na Terceira, desde a sua produção ao engarrafamento.
Gastronomia
A Terceira é mais conhecida pela sua Alcatra, um repasto de carne ou peixe cozido cozinhado lentamente numa panela de barro. O molho especial é feito de bacon, cebola, alho, louro, pimenta e vinho. Acompanhado de pão, este prato é 100% delicioso.
Já ouviu falar das queijadas Dona Amélia? São as mais famosas da ilha, exportadas inclusive para outras ilhas do arquipélago e continente português. Ainda no tema dos doces, tem de provar os coscorões, cornucópias e arroz doce, só de pensar, cresce água na boca.
Na região dos Biscoitos encontram-se algumas vinhas. Também pode visitar o museu do vinho na Casa Agrícola Brum para provar o vinho licoroso Chico Maria.