Azores Adventures – Futurismo

Voltar à tabela de conteúdos

Ilha de São Miguel

Onde os pulmões se enchem de sal purificado nas praias, e a areia cor de prata com rápida ondulação, convidam ao desvario do surf e bodyboard.

Ilha da placidez quase suspensa das lagoas; do exotismo das águas férreas, dos precipícios vertiginosos, da calmaria das pastagens, do solo fervente e termal e das florestas idílicas.

Sobre Ilha de São Miguel

São Miguel é uma ilha imaculada. É a maior ilha do arquipélago dos Açores com cerca de 140.000 habitantes. São Miguel tem duas características que se complementam. A modernidade e a natureza. O lado mais moderno, está em vários locais da cidade de Ponta Delgada, onde pode encontrar bens e serviços necessários, e o mais natural conta com uma rica natureza, onde se podem encontrar zonas quase intocadas, rodeadas por paisagens únicas, portanto, ideais para recarregar baterias.

Descubra a natureza pura, entre vulcões selvagens, vistas deslumbrantes, o azul profundo do oceano e florestas mágicas com fauna e flora endémicas. A ‘ilha Verde’ é uma das joias escondidas mais bonitas da Europa e o lugar magnífico para as suas próximas férias.

 

Ver mais Ver menos

Geografia

Localizada a cerca de 2 horas de avião de Portugal Continental e a 5 horas da costa leste dos Estados Unidos, São Miguel é a maior ilha dos Açores em tamanho e população. Na verdade, mais de metade de toda a população açoriana vive nesta ilha. Tem cerca de 62 km de comprimento e 16 km de largura.

Em conjunto com a sua vizinha ilha Santa Maria (a apenas 80 km), as duas juntas formam o Grupo Oriental, por serem as ilhas mais orientais do arquipélago dos Açores. O ponto mais alto da ilha de São Miguel é o Pico da Vara, com cerca de 1.105 m de altitude. Para os mais criativos, a forma geográfica da ilha de São Miguel parece-se com um cachalote, o ícone dos Açores.

História

Pensa-se que São Miguel foi descoberta pelo navegador português Gonçalo Velho Cabral entre 1426 e 1437. Foi a segunda ilha a ser descoberta, depois de Santa Maria. Então, a partir do ano de 1439 começaram os primeiros povoamentos, principalmente por portugueses e franceses. Há quem diga que o sotaque dos micaelenses é próximo ao francês devido à migração.

A primeira vila a ser povoada foi Povoação, na costa sudeste da ilha, e a primeira cidade principal foi Vila Franca do Campo até ao grande terramoto de 1522. Depois, Ponta Delgada passou a ter um papel importante e tornou-se a cidade principal, em 1546. Já em 1582 deu-se a batalha naval de Vila Franca, onde São Miguel foi temporariamente ocupada pelo exército espanhol. Depois, os portugueses retomaram o trono em 1640, no final da União Ibérica.

Economia

Desde o início do povoamento, o solo fértil e as baías fizeram da ilha o ponto de comércio perfeito. Primeiro, foram o trigo e o pastel que sustentaram a economia. Depois, no século 18, era a cultura da laranja que movimentava o comércio, principalmente exportada para a Grã-Bretanha. Foi uma época de grande fonte de riqueza até que, em 1870, as laranjas não resistiram às suas inimigas pragas. Muitos residentes decidiram deixar a ilha em busca de melhores condições de vida nos Estados Unidos. Também no século 18 começou a tradição da caça à baleia. Muitos cachalotes foram capturados e todos os derivados de baleia eram exportados principalmente para os Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. Foi a primeira ilha onde se iniciou a produção fabril da caça à baleia. Capelas foi o principal centro baleeiro da ilha de São Miguel. Hoje, as bases materiais atuais da indústria baleeira resumem-se a uma grande chaminé. Na fábrica da baleia da União das Armações Baleeiras produziram-se farinhas de carne, ossos e sangue de baleia. A Corretora foi a última organização fabril baleeira de São Miguel, e ainda hoje é possível encontrar produtos regionais da Corretora, como por exemplo, conservas e compotas.

No século XIX, seguiram-se os ciclos agrícolas do ananás, do chá, tabaco e cânhamo. Fases importantíssimas para a economia dos Açores. Os açorianos começaram depois a criar grandes terrenos para lavouras e criação de gado, o que contribuiu para a grande indústria leiteira. Ainda hoje, muito queijo e leite são exportados para o continente português. Finalmente, a partir da década de 1980, o setor terciário tem vindo a aumentar, principalmente o turismo que é muito importante para a economia de São Miguel e restantes ilhas dos Açores.

Na ilha de São Miguel há duas plantações de chá. Das mais antigas da Europa: a fábrica de chá Gorreana e a fábrica de chá do Porto Formoso. Ambas ficam na Costa Norte. A fábrica da Gorreana é reconhecida internacionalmente como produtora de chá de primeira classe. É uma empresa familiar, a laborar desde 1883 e o seu chá é exportado para todo o mundo. O facto de ser cultivado longe da poluição industrial, de utilizarem métodos de cultivo artesanal, sem herbicidas, pesticidas, corantes ou conservantes, torna este chá especial. A sua singularidade deve-se também ao clima, ao solo rico em minerais e à leve brisa do mar que recai nas plantações. O chá verde e preto são 100% biológicos. Por ano, são produzidas cerca de 33 toneladas de chá. É um local extremamente bonito, desde a paisagem e a sua envolvente, e o cheiro a natureza…Há um trilho lindo que começa no parque de estacionamento da fábrica Gorreana e no final do percurso pedestre pode visitar a fábrica e conhecer as máquinas usadas no processo de produção, além de provar diferentes tipos de chá!

Cultura e festividades

São Miguel tem muitas tradições e cultura para conhecer. Ao longo do ano são muitos os eventos religiosos e culturais. A maior festividade religiosa é a Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que decorre no quinto domingo depois da Páscoa. Há festa durante uma semana, mas há três dias fortes de grande celebração e de fé, onde milhares de pessoas visitam a ilha. As ruas enchem-se de cores, há procissões, música, tasquinhas e muita festa. É uma época muito feliz para visitar a ilha. O mesmo se pode dizer das festas do Espírito Santo, também celebrações religiosas açorianas que decorrem em todas as ilhas, de maio a setembro.

São Miguel está repleta de festivais de música e arte durante todo o ano: entre os mais populares destacamos o Festival Monte Verde ou Tremor, que atraem muitos jovens, não só de outras ilhas dos Açores mas também de fora. Se quiser sair à noite, Ponta Delgada tem discotecas e bares com concertos ao vivo. No verão, é tão bom passear pela cidade e ouvir música nas ruas. Há também cinema, teatro, coliseu e muito mais para descobrir. Todas as freguesias têm festas locais com música ao vivo e um bom ambiente.

Durante a época do Natal, temos as nossas “pequenas cidades” natalícias que são lindos presépios em ponto grande e ruas cheias de decorações de Natal. A véspera de Ano Novo é celebrada com lindos fogos de artifício e música ao vivo em vários palcos pela cidade de Ponta Delgada. No carnaval, há muitos desfiles, bailes e festas por toda parte.

Para aprender mais sobre a cultura, existem diversos museus por toda a ilha: museu do trigo, fábrica de cerâmica da Lagoa, museus de arte, museu de geologia e muito mais!

Natureza e Geologia

Os Açores são ilhas vulcânicas, formadas por 26 vulcões ativos. Cinco deles estão em São Miguel, juntamente com 2 submarinos perto da ilha. Há imensos locais onde pode ver realmente a atividade vulcânica! Quer seja nas caldeiras das Furnas, na piscina natural da Ferraria ou nas numerosas praias de areia escura que temos. Na verdade, não há praias de areia branca em São Miguel. Um dos complexos vulcânicos mais fantásticos que pode ver nos Açores é o das Sete Cidades, com as suas várias lagoas no meio de caldeiras vulcânicas e a natureza maravilhosa envolvente, oferece vistas panorâmicas deslumbrantes.

Em termos de lagoas, a ilha de São Miguel é muito rica e todas elas estão rodeadas por uma natureza deslumbrante.

O clima em São Miguel é globalmente subtropical, com um verão quente, clima úmido e oceânico. A ilha está sujeita a correntes oceânicas e ventos. Graças à Corrente do Golfo, que proporciona boas temperaturas do mar, os micaelenses podem nadar no oceano durante todo o ano. No inverno, podemos ter várias tempestades, mas ainda assim, a temperatura do ar mínima ronda os 13ºC. Graças à localização da ilha de São Miguel, muitas aves migratórias nidificam aqui e, muitas espécies marinhas passam e vivem nas nossas águas.

Experiências

Esta ilha está cheia de vida, com condições perfeitas para aventuras ao ar livre e desportos náuticos. Aqui está o que pode fazer durantes as suas férias na ilha de São Miguel:

  • Os banhos termais: há 5 maravilhosas fontes termais naturais na ilha de São Miguel. São ideais no inverno para sentir o poder quente da natureza e relaxar. O Parque Terra Nostra tem as piscinas naturais mais conhecidas da ilha, e também nas Furnas fica a Poça da Dona Beija. O Parque Terra Nostra tem um jardim botânico centenário lindíssimo e a Poça da Dona Beija fica aberta até à noite, o que é perfeito para observar as estrelas sob um vapor quente e cenário místico. A Ponta da Ferraria é a mais selvagem. É uma fajã lávica e um local muito popular em São Miguel! Graças às duas nascentes de águas termais que aqui existem é sempre um prazer visitar esta piscina natural na freguesia dos Ginetes e aproveitar para mergulhar neste Monumento Natural. É um lugar único que não deve perder durante a estada em São Miguel. Aqui é possível ver e sentir as origens vulcânicas, na zona balnear onde a água é naturalmente quente! O nosso conselho é aproveitar a maré baixa para tomar um banho a uma temperatura perfeita, que pode chegar aos 30°C, em pleno mar no Oceano Atlântico! Um lugar incrível, ideal para relaxar e sentir a magia da natureza. A Ponta da Ferraria está localizada a sudoeste da ilha de São Miguel, no município de Ginetes, a caminho dos Mosteiros. A seguir destacamos a Caldeira Velha, que oferece um cenário incrível com uma cascata de água tépida e uma exuberante vegetação. Localizada perto da Lagoa do Fogo, a Caldeira Velha é um autêntico spa ao ar livre. A água férrea é naturalmente quente todo o ano, entre os 26ºC e os 38ºC. Este é um espaço verde, classificado como Monumento Natural e Regional. Desfrute de um banho quente e tranquilo numa das piscinas termais da Caldeira Velha, no meio de uma floresta exuberante, cheia de vegetação. É um local que vai certamente transportá-lo para outro mundo! Não deixe de visitar, principalmente nos meses frios. Está aberto todos os dias e além dos banhos quentes ao ar livre, também há uma exposição sobre o vulcão da Lagoa do Fogo e outras informações relacionadas com termalismo e biodiversidade. Em relação aos banhos férreos, deixamos-lhe uma dica: leve um fato de banho antigo porque a água férrea pode danificar o seu fato de banho favorito! E por último, mas não menos importante, destaque para a Caldeira da Ribeira Grande, para uma experiência mais intimista e com menos pessoas por perto.
  • As mágicas cascatas: vai sentir-se como no Jurassic Park graças às inúmeras cascatas em São Miguel. Algumas já são bastante famosas, outras estão bem escondidas, à espera de serem descobertas. Entre as mais belas estão o Salto do Cabrito, onde por vezes é possível ver as pessoas a fazer rapel e a praticar canyoning, A cascata Salto do Cabrito é mais um fenómeno da natureza de São Miguel. Para quem gosta de fazer caminhadas, é um bonito trilho que nos dá mesmo a sensação que estamos envolvidos com a natureza. A Futurismo faz este percurso pedestre de cerca de 4 km. Começa junto às Caldeiras da Ribeira Grande e desce-se até chegar à Central Hidroelétrica do Salto do Cabrito. Este trilho dá-nos a conhecer a importância dos recursos hídricos para a ilha de São Miguel! No Nordeste vai encontrar várias cascatas num parque muito bem preservado e com alguns trilhos por perto. O parque natural da Ribeira dos Caldeirões tem paisagens incríveis, entre elas, uma enorme cascata como o mesmo nome. Mas neste bonito parque há outras cascatas mais pequenas que são um verdadeiro parque de diversões para os amantes de canyoning. Como não falar da beleza da cascata Salto do Prego, no sudeste de São Miguel? O trilho do Faial da Terra vai levá-lo até este lugar puro e selvagem. A cascata Salto do Prego e o trilho que nos leva até ali é um dos mais populares da ilha de São Miguel. Deixamos o carro estacionado na linda freguesia Faial da Terra e depois iniciamos a caminhada no meio da exuberante natureza. O nível de dificuldade do percurso é médio, mas vale muito a pena. Quando chegar à cascata Salto do Prego, vai ver que dá vontade de dar um mergulho naquela água bem fresca, para alguns gélida, até!
  • Os encontos das Sete Cidades: a Lagoa das Sete Cidades é uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Segundo a lenda, esta lagoa de duas cores formou-se quando o Rei proibiu a princesa (de olhos azuis) de voltar a ver o seu amado camponês (de olhos verdes). A tristeza de ambos no último encontro foi tanta que as suas lágrimas formaram uma lagoa de duas cores, verde e azul. Na lagoa deste mítico vulcão pode andar de caiaque ou fazer stand up paddle e à volta da caldeira aconselhamos também trilhos deslumbrantes, passeios de bicicleta e de jipe. A ponte das Sete Cidades foi construída em 1964 com o propósito de juntar as duas secções das lagoas verde e azul. Com o aumento do turismo na localidade, a construção desta ponte foi considerada uma necessidade. Agora a ponte que liga as duas lagoas é um dos símbolos desta freguesia!
  • A selvagem Lagoa do Fogo: Este é um lugar onde pode ver a natureza pura e quase intocada. À beira da lagoa, existe uma praia onde pode relaxar e desfrutar dos sons do ambiente envolvente.
  • O magnífico ilhéu da Vila Franca do Campo: no verão, esta reserva natural transforma-se na mais bela praia para mergulhar e bronzear-se. É uma caldeira vulcânica com águas calmas que o convidam a nadar e a descobrir um mundo maravilhoso subaquático. Prepare a sua máscara e o tubo de snorkel. Não se vai arrepender!

Gastronomia

Prepare-se para peixe fresco e marisco capturados durante o dia pelos pescadores locais. Acompanhados de vegetais, faz um almoço delicioso e saudável. Para os amantes de carne, as nossas vacas são criadas em pastagens, com muita grama para comer, o que torna a carne mais tenra e saborosa. Uma refeição única e pesada, é certo, mas a não perder pela sua espetacularidade e sigularidade é o Cozido das Furnas. Esta iguaria é cozinhada debaixo da terra, graças à atividade vulcânica! O nosso leite é cremoso e os nossos queijos são também muito saborosos e conhecidos no só no continente português, como além fronteiras!

No que toca a doces, também temos muita variedade. Desde as Fofas da Povoação aos Bolos Lêvedos das Furnas, temos tudo o que precisa. Em Vila Franca, não deixe de provar as Queijadas. Acompanhe os seus doces com um chá das plantações mais antigas da Europa, localizadas na costa norte da ilha.

E as frutas e vegetais regionais? No Mercado da Graça de Ponta Delgada encontra muitos produtos locais. O mais famoso, claro, é o ananás de São Miguel!

HIGHLIGHTS DE SÃO MIGUEL

  • Relaxe em águas termais

    São Miguel é a única ilha com várias possibilidades de banhos termais. Desfrute das águas naturalmente quentes.

  • Paraíso Geológico

    A paisagem natural da ilha de São Miguel é de uma beleza ímpar. Explore infinitos fenómenos geotérmicos.

  • Equilíbrio perfeito entre natureza e cultura

    De um agradável descanso na maior cidade do arquipélago, a uma escapadinha pela natureza a fazer caminhadas entre vulcões, há tantas coisas para fazer em São Miguel.

  • Pontos Turísticos em Ilha de São Miguel

    Atrações a não perderIlha de São Miguel

    Planeie o(a) Ilha de São Miguel

    Qual é a melhor época para observação de aves em São Miguel?

    Depende da sua preferência. Por exemplo, para as espécies residentes, a melhor época é de verão. Estão cá todo o ano, mas no verão é bem mais fácil localiza-las. Para as aves migratórias, a melhor época é no fim do Inverno, durante a Primavera e também no inico do Outono.

    What airlines fly to Sao Miguel, Azores?

    Flying to São Miguel Island is quite easy and a good deal! There are low-cost companies such as Ryanair offering trips all year round. The easiest way to come, besides direct international flights, is through Lisbon (2h flight) and Porto (2h30 flight). Check the Getting Here page to learn more.

    O que fazer em São Miguel quando chove?

    O tempo nos Açores nem sempre é ensolarado, como já deve saber. Mas, felizmente, há muito a ser visto além dos incríveis vulcões e alguns outros pontos ao ar livre. Só em Ponta Delgada tem muitos museus interessantes, belas igrejas, a Feira do Agricultor, a Gruta do Carvão, entre muitos outros locais interessantes para visitar.

    Confira os nossos Tours acima ou entre em contato connosco por chat, e-mail ou telefone se precisar de uma ajuda extra para decidir o que fazer.

    Reviews O que pensam sobre nós

    A Saber sobre Ilha de São Miguel

    01

    Transportes

    Aéreo: Todas as ilhas dos Açores são ligadas por via aérea, através da operadora Sata Regional – Air Açores.

    Marítimo: As ligações marítimas entre todas as ilhas é assegurada nos meses de Maio a Outubro pela empresa de navegação Atlânticoline e, as ilhas do Faial, Pico e São Jorge têm ligações durante todo o ano efetuadas pela Transmaçor e Expresso do Triângulo.

    Terrestre: Em todas as ilhas existe uma rede de serviços de autocarros, táxis e rent-a-car.

    02

    Moeda

    A unidade monetária é o EURO (€).

    Só as instituições bancárias efetuam o câmbio, estando estas abertas das 8:30 às 15h00, exceto sábados, domingos e feriados.

    Pode o visitante utilizar cartões de crédito, tendo normalmente os estabelecimentos que os aceitam afixados autocolantes que o indicam.

    03

    Vestuário

    Verão: Sugere-se roupa leve.

    Primavera e Outono: Aconselha-se roupa própria para dias húmidos e frescos.

    Inverno: As temperaturas são amenas, no entanto a precipitação é frequente, pelo que se aconselha agasalhos e impermeáveis.

    04

    Idioma

    O idioma falado é o português, embora com um sotaque que difere de ilha para ilha de acordo com as raízes que vêm dos tempos dos primeiros povoadores das ilhas.

    Os açorianos dominam com facilidade o inglês, francês e alemão

    Back to the navigation

    Subscreva a Nossa Newsletter

    para receber as nossas Novidades e Ofertas

    Temos protocolos rígidos contra a Covid-19. Verifique-os aqui.
    Última Hora
    • Tripadvisor Travelers’ Choice Award Winner :

      Pelo 9º ano consecutivo, a Futurismo foi distinguida como uma das “10% Melhores Atrações do Mundo”