Azores Adventures – Futurismo

Voltar à tabela de conteúdos

Ciência & Investigação

Desde o início desta aventura que investimos grande parte dos nossos esforços para enriquecer os passeios de observação de baleias e golfinhos, tendo a nosso lado biólogos marinhos e guias profissionais. Ao criarmos uma equipa de pessoas altamente qualificadas, desafiámo-las a começar a investigar as espécies que orgulhosamente encontramos, ano após ano, nestas águas açorianas. Mais de 30 anos depois, somos uma das maiores referências para universidades e investigadores de todo o mundo no estudo de cetáceos.

Na Futurismo adoramos mostrar a beleza das nossas ilhas a quem nos visita e proporcionar-lhes férias incríveis a ver animais selvagens. Somos muito mais do que uma empresa de aventura. Consideramos que é muito importante ajudar a comunidade científica pelo bem da natureza.

Ao juntar-se a nós numa viagem de observação de cetáceos está a contribuir para uma valiosa investigação científica que nos ajuda a saber e aprender mais sobre as baleias e golfinhos dos Açores. Os dados que os nossos biólogos recolhem a bordo e o apoio crucial dos vigias em terra são partilhados com universidades e outros investigadores de todo o mundo, contribuindo assim para estudos que desenvolvem políticas para proteger as baleias e o seu meio ambiente marinho.

Coletar e partilhar dados

Quando partimos rumo ao mar para ver baleias e golfinhos estamos sempre equipados com GPS. Isso permite-nos escrever as coordenadas onde encontramos os animais para melhor entender os padrões das populações de cetáceos. Também observamos o comportamento, a espécie e a composição do grupo se for o caso, e claro, registamos também a data do avistamento. O nosso banco de dados é sempre atualizado após cada viagem.

O que fazemos com estes dados? Bem, partilhamos com investigadores de renome internacional para que possamos rastrear cetáceos em todos os oceanos. Damos-lhe um exemplo muito interessante sobre uma baleia de bossa. Partilhámos os nossos dados e fotos de uma baleia de bossa que passou nos Açores para registo no Catálogo de Baleias de Bossa do Atlântico Norte, poucos meses depois essa baleia de bossa tinha sido avistada na Rússia. Há quarenta anos, o primeiro catálogo tinha cerca de 130 baleias diferentes. Hoje, tem mais de 8.000 registadas!

Todos os meses, publicamos estatísticas sobre os avistamentos de animais, um mapa onde mostra a área onde os encontramos e as espécies que vimos. Além de muito útil é também muito divertido observar a diferença das espécies de mês para mês.

Foto ID, um sucesso para a identificação de cetáceos

Em cada passeio que fazemos no mar, os nossos biólogos marinhos levam uma máquina fotográfica. Quem viaja connosco, sabe que pode ficar com algumas memórias da sua experiência, mas também usamos essas fotografias para registar as espécies que vemos e para nos ajudar a fazer pesquisas e investigação. Na verdade, as baleias e os golfinhos têm marcas na cauda ou nas barbatanas, funcionam como impressões digitais para nós. É assim que os conseguimos identificar e contar. Esta informação é super importante para saber se vivem nas águas açorianas ou se se deslocam pelo mundo, visto que já encontrámos baleias nos Açores e vários anos depois foram vistas noutra parte do mundo, a milhares de quilómetros de distância. Cientistas de todo o planeta participam nesta identificação e também partilham os seus dados connosco. Quando viaja connosco, está a dar apoio esta importante investigação.

Assim que reunimos as fotos, os nossos biólogos partem para a análise e colocam as fotografias de caudas e barbatanas nos catálogos respetivos. O que nos permite, por exemplo,  conhecer os diferentes grupos de cachalotes que vemos durante todo o ano no nosso mar. Até 2020, à volta da ilha de São Miguel, a Futurismo identificou mais de 400 cachalotes diferentes, entre eles, o nosso famoso Mr. Liable. De uma forma mais geral, contamos mais de 14.000 avistamentos de 22 espécies diferentes de cetáceos.

Há mais de dez anos que a Futurismo colabora com este tipo de pesquisas com o mundo! Saiba mais sobre a nossa investigação de cetáceos.

Teses de Mestrado & Doutoramentos

Temos a sorte de ter uma equipa internacional na Futurismo. Vêm pessoas de todo o mundo para trabalhar connosco, e muitas delas ainda estão a estudar, e preparam connosco as suas teses de mestrado e doutoramento. Damos-lhes a oportunidade de irem ao oceano e coletar dados para o seu projeto de pesquisa. Algumas das nossas pesquisas já foram apresentadas em conferências internacionais! Outras investigações também já foram publicadas em revistas científicas. Não poderíamos estar mais orgulhosos da nossa equipa, que vem conquistando reconhecimento mundial ao longo de anos. Veja a lista das nossas publicações.

Proud partners with the World Cetacean Alliance

Proteger os cetáceos é uma das nossas maiores prioridades. É por isso que nos orgulhamos de ser parceiros da maior organização mundial que luta pela conservação de baleias e golfinhos. Junto com outras empresas e associações do mundo, unimos forças em prol da nossa maravilhosa vida marinha. Somos oficialmente um dos primeiros operadores de observação de baleias e golfinhos a obter a Certificação Mundial da World Cetacean Alliance.

Estamos muito felizes com o trabalho que realizamos, desde o início da nossa longa jornada! Saiba mais sobre a nossa parceria com a WCA.

Atuar em cenários internacionais

Como uma empresa que trabalha com a natureza e com animais selvagens, temos o dever de ajudar cientistas e investigadores a proteger os nossos amigos marinhos. Por vezes os nossos biólogos marinhos viajam pelo mundo para contribuir e participar em conferências internacionais. Estes são grandes eventos científicos para a conservação da vida marinha global, onde aprendemos sobre novas formas de proteger o oceano, e onde apresentamos as nossas ideias e pesquisas.

Entre os diversos eventos, destacamos a importante Conferência Mundial de Mamíferos Marinhos, em Barcelona, em 2019, composta por vários workshops e palestras. Pesquisa sobre culturas de cachalotes, comportamentos de golfinhos de Risso ou sobre o ADN ambiental, podemos dizer que os nossos biólogos estavam nas nuvens por poderem discutir temas tão importantes com cientistas internacionais.

Outro encontro super interessante em que a Futurismo participou foi a Conferência Mundial da Baleia, na Austrália, também em 2019. Fomos gentilmente convidados pela World Cetacean Alliance. Acreditamos na observação responsável de baleias e golfinhos, e este evento foi muito inspirador para desenvolver continuamente técnicas e abordagens importantes durante as viagens de observação de cetáceos, sempre com o maior respeito pelos animais.

Podemos referir também a European Cetacean Society em 2018, em Itália, onde apresentámos alguns dos nossos trabalhos de investigação. E houve muitos mais eventos! Continuaremos sempre, dando importância à ciência e aprendendo mais com os outros.

Futurismo Connactions

Todos os anos, o nosso evento de palestras “Futurismo Connactions” permite aos nossos biólogos marinhos e equipa de ciências ambientais apresentarem os seus trabalhos ou fazer uma apresentação de um tema que gostem, em público, na nossa loja na marina de Ponta Delgada ou, até mais recentemente também online. Por vezes também temos alguns convidados especiais para apresentarem um assunto relacionado com os Açores. Apresentações sobre salvamentos de cagarros é um dos exemplos de palestras incríveis que decorrem na nossa loja todos os anos. Assim, estamos a contribuir para salvar cada vez mais aves.

O evento Futurismo Connactions é perfeito para dar a conhecer, aos açorianos e viajantes, os nossos projetos e pesquisas de conservação quer em mar, quer em terra. Por exemplo, quais as plantas comestíveis da ilha de São Miguel ou de que forma a geologia influenciou a história e as gentes açorianas, uma investigação contínua sobre golfinhos comuns, tirar fotografias subaquáticas, a importância da foto identificação…enfim, há um sem número de temas que atraem tanto ao público que é curioso, como a profissionais de diferentes áreas. As apresentações são quase todas gravadas e colocamos na página do Facebook para todos terem acesso!

A preservação da natureza é um dos valores mais importantes para nós, que somos promotores do turismo sustentável, e faz sempre parte das palestras, repletas de informações ricas.

Em 2020, as nossas apresentações foram todas feitas online devido à pandemia. Tivemos uma sobre a investigação de baleias de bossa e a presença delas nos Açores. Siga-nos no Facebook e fique atento sobre os próximos eventos!

Um blogue para amantes da ciência

No nosso blogue publicamos frequentemente artigos científicos escritos pelos nossos biólogos marinhos. Podem ser sobre qualquer tema relacionado com o oceano. Por exemplo, uma explicação sobre o facto de baleias-piloto passarem nos Açores, o número de baleias de bossa identificadas nas nossas ilhas e emocionantes cruzamentos de baleias! Também pode ver alguns dos nossos projetos de investigação em curso, alguns deles são teses de mestrado e doutoramentos.

Se é um apaixonado por animais marinhos e pela ciência, dê uma vista d’olhos e vai encontrar muita informação interessante!

Back to the navigation

Parta à Aventura!

Junte-se a nós nas suas férias inesquecíveis,
cheias de aventura e diversão nos Açores.

Subscreva a Nossa Newsletter

para receber as nossas Novidades e Ofertas

Temos protocolos rígidos contra a Covid-19. Verifique-os aqui.
Última Hora
  • Tripadvisor Travelers’ Choice Award Winner :

    Pelo 9º ano consecutivo, a Futurismo foi distinguida como uma das “10% Melhores Atrações do Mundo”