Versão de impressãoVersão de impressão

Observação de baleias e golfinhos na ilha de São Miguel - meio dia

Descrição

Durante esta viagem, vai ter a oportunidade de ver algumas das 28 espécies de cetáceos que já foram identificadas nas águas dos Açores. Estamos na companhia de baleias e golfinhos durante os nossos passeios de cerca de três horas de viagem de barco, mas também muitas vezes conseguimos ver tartarugas, aves e outras espécies marinhas.

Felizmente, os nossos dias são passados com animais selvagens e, por isso mesmo, cada viagem que fazemos é sempre uma surpresa! Graças aos nossos colaboradores vigias que utilizam binóculos para encontrar os animais, geralmente temos sucesso e avistamos cetáceos em 98% das viagens que fazemos. Os vigias estão todos os dias nos postos de vigia - locais estratégicos junto à Costa que eram usados para localizar cetáceos durante a época da caça à baleia nos Açores. E é através dos vigias que conseguimos encontrar animais perto da Costa da ilha de São Miguel. 

É claro que há dias que não conseguimos encontrar nem golfinhos nem baleias mas neste caso, damos sempre a garantia de poder fazer uma nova viagem sem qualquer custo adicional. A viagem para ver baleias e golfinhos na ilha de São Miguel começa na nossa loja nº26, na Marina de Ponta Delgada.

Antes de iniciarmos a viagem de barco, os nossos biólogos explicam alguns pormenores sobre as espécies de cetáceos que poderemos ver, falam sobre as medidas de segurança a bordo e também como respeitamos os animais e as regras de observação no mar.

Durante o passeio, cada passageiro é obrigado a usar colete salva vidas (exceto a bordo dos catamarans). A Futurismo dispõe de diferentes tipos de embarcações.

No regresso, já na nossa loja, pode tomar um chá verde ou um refresco, depende da altura do ano. De referir que a nossa equipa de biólogos durante as viagens de observação de baleias e golfinhos tira fotografias que depois são colocadas no nosso blogue dedicado a cetáceos dos Açores com informação sobre os animais avistados. Por vezes, também partilhamos na nossa página do Facebook e no Instagram.

Os preços da observação de baleias e golfinhos poder alterar consoante a época do ano.

- Época baixa (1 de Novembro a 31 de Março): 50€ por adulto, 25€ por criança (6-12 anos). Grátis para os mais novos (0-5 anos).

O horário de check-in também pode sofrer alterações:

- Época alta (1 de abril a 31 de outubro): 9h e 13h30 para passeios de catamaran e 8h30 e 13h para passeios de semirrígido.

- Época baixa (1 de novembro a 31 de março): 8h30 e 13h. Os horários de saída também estão sujeitos a alterações, consoante as condições meteorológicas e o número de passageiros. Neste caso, a nossa equipa das reservas avisa-o. É por isso importante que deixe os seus contactos aquando da reserva. Normalmente as reservas de viagens de observação de baleias e golfinhos na ilha de São Miguel são automaticamente direcionadas para os nossos catamarãs. Se preferir mais aventura e quer fazer um passeio de observação de baleias e golfinhos num semirrígido, por favor, informe-nos aquando da reserva.

Duração
Duração
3h00
Dificuldade
Dificuldade
Fácil

Localização

Ponta Delgada - Costa Sul


Recomendações

Se tem problemas de costas aconselhamos que consulte o seu médico. Para pessoas com mobilidade reduzida, grávidas, bebés e crianças até aos 8 anos, aconselhamos a marcação da viagem para observar baleias e golfinhos a bordo de um dos nossos catamarans.

Trazer roupas e calçado confortáveis, casaco, chapéu, protetor solar, água e snacks (não vendemos a bordo).

Perguntas Frequentes

P: Quais as espécies de baleias e golfinhos eu poderei ver durante esta viagem e qual é a melhor altura para fazer observação de baleias nos Açores?

R: Existem quatro espécies residentes nos Açores: cachalotes, golfinhos de risso, golfinhos roazes e golfinhos comuns. São espécies de cetáceos que se podem ver nas águas açorianas durante todo o ano porque escolheram os Açores para viver. A melhor altura para a observação de baleias e golfinhos nos Açores é a primavera - de março a junho. É durante esta época do ano que as maiores baleias passam nos Açores, como por exemplo, o maior animal do mundo - a baleia azul. O verão também é muito bom para avistar, por exemplo, baleias piloto ou golfinhos pintados. Visite o nosso site para saber mais sobre as espécies de cetáceos nos Açores.

P: Tenho problemas de costas, mas gostaria de fazer uma viagem de observação de baleias e golfinhos. O que me aconselham?

R: Em São Miguel temos dois catamarans que são barcos grandes, mais confortáveis para o seu caso e também são aconselháveis para grávidas, crianças e pessoas com dificuldades motoras.

P: Estou grávida, mas gostaria de fazer observação de baleias e golfinhos. É possível?

R: Nesta situação, aconselhamos um passeio a bordo de um dos catamarans. Estes são barcos mais confortáveis ​​e estáveis. No entanto, consulte sempre o seu médico antes de fazer a viagem.

P: E se eu enjoar na viagem?

R: No caso de ser uma viagem logo pela manhã, aconselhamos sempre que tome o pequeno almoço. Evite laticínios, alimentos ácidos e/ou com gordura. Caso se sinta mal disposto no barco, olhe para o horizonte e sinta o ar fresco. Se se sentir mal, a nossa equipa a bordo vai ajudá-lo.

P: Se estiver a chover, a Futurismo tem alguma solução?

R: Sim, nós damos casacos e calças impermeáveis ​​para a viagem de barco, exceto a bordo dos catamarans porque nestes casos pode ficar na parte de dentro do barco.

P: E se eu não vir nenhum cetáceo (nem golfinhos, nem baleias) durante a viagem?

R: É verdade que, felizmente lidamos com animais que vivem no seu habitat natural e, por isso mesmo, não conseguimos controlar essas situações. No entanto, tanto na ilha de São Miguel como na ilha do Pico há 98% de possibilidades de avistar animais. E se por acaso não conseguirmos ver nenhum animal (nem golfinhos, nem baleias), a Futurismo oferece a oportunidade de remarcar outra viagem gratuitamente.



55

Preço por adulto

27.50

Preço por criança

Reservar
Este programa inclui
  • – Briefing antes da viagem
  • – Casaco e calças impermeáveis
  • – Colete salva vidas (exceto a bordo de Catamaran)
  • – Bióloga marinha e/ou guia da natureza a bordo
  • – Chá ou refresco depois da viagem na nossa loja
Outras sugestões