Versão de impressãoVersão de impressão

Observação de Baleias e Golfinhos + Ilhéu de Vila Franca - dia inteiro

Descrição

Ver baleias e golfinhos na ilha de São Miguel e visitar o ilhéu de Vila Franca do Campo é a grande experiência das suas férias nos Açores.

Se vai estar na ilha entre os meses de junho e setembro, altura do ano em que é possível visitar e nadar no ilhéu de Vila Franca do Campo, então não perca este fantástico passeio. Juntamos uma viagem de mar para observar cetáceos no seu habitat natural e à tarde vai poder nadar numa das melhores zonas balneares da ilha de São Miguel. O almoço está incluído nesta atividade e será num restaurante junto ao Porto de Vila Franca do Campo.

Começamos o dia logo pela manhã, na Marina de Ponta Delgada para ir ver baleias e golfinhos. Na loja nº 26 deve fazer o check in, 30 minutos antes da hora da partida.

Já a bordo de uma das nossas embarcações, a nossa equipa de biólogos marinhos dá uma breve explicação sobre as espécies de animais que se poderão ver (sendo que é sempre uma surpresa já que estamos a lidar com animais livres que vivem na natureza). Nos Açores podem ser encontradas 28 espécies de um total de 81 identificadas em todo o mundo.

Na Futurismo praticamos um turismo responsável. Respeitamos os animais e o seu meio. Somos parceiros da maior organização do mundo de proteção de cetáceos - a WCA (World Cetacean Alliance) - Aliança Mundial de Cetáceos. Seguimos as regras de aproximação e observação de acordo com a conduta da WCA.

Além de uma viagem inesquecível a ver baleias e golfinhos no seu ambiente natural, connosco a observação de cetáceos torna-se ainda mais rica graças ao conhecimento científico da nossa equipa de biólogos marinhos e à experiência dos capitães que trabalham há anos no mar dos Açores. É por isso que podemos garantir viagens responsáveis e educativas.

Durante a viagem de barco, vai poder ver golfinhos, baleias, aves, tartarugas e outras espécies marinhas. E quando chegarmos às áreas onde há animais, não se preocupe que a nossa equipa está atenta e orienta os passageiros para que todos tenham a oportunidade de ter uma excelente observação. Além disso, vai poder saber também algumas curiosidades sobre as espécies que são avistadas naquele momento.

Após a viagem de cerca de 3 horas, desembarcamos no Porto de Vila Franca do Campo e em menos de 10 minutos a pé, é hora de almoçar num restaurante local onde poderá provar produtos regionais.

Depois do almoço, vamos para a segunda parte do dia. Voltamos ao Porto da Vila Franca do Campo para embarcar num barco de pesca tradicional convertido numa embarcação de passageiros que faz a ligação ao ilhéu. Vai deslumbrar-se com esta natureza selvagem. O ilhéu de Vila Franca do Campo é uma reserva natural, protegida para a gestão de habitats e espécies desde 2008 e classificada pela organização ambiental BirdLife International como uma Zona Importante para a Conservação das Aves. E para continuar a proteger este lugar mágico, só é permitida a entrada de 400 pessoas por dia.

Ali vai nadar no meio do Oceano Atlântico e sentir que está dentro de uma cratera vulcânica. Há possibilidade de fazer snorkelling (aconselhamos que traga a sua máscara e o tubo) para apreciar a diversidade de espécies de plantas e peixes. O regresso a Ponta Delgada também está incluído e poderá ser feito de barco ou de transporte terrestre da Futurismo.

- Preços para esta atividade: 85€ por adulto, 51,75€ por criança (6-12 anos). Gratuito para os mais novos (0-5 anos de idade). Crianças com menos de 5 anos só podem viajar a bordo de um dos catamarans. Se for o seu caso, por favor, contacte a nossa equipa das reservas para garantir este tipo de embarcação.

- Horário de check-in: 9h na loja 26, na Marina de Ponta Delgada.

A Futurismo opera de 15 de junho a 15 de setembro todos os dias da semana, geralmente a bordo de um barco semirrígido. Durante fins de semana e feriados não operamos para o ilhéu de Vila Franca do Campo. Caso tenha algum problema de costas, pouca mobilidade ou esteja a viajar com crianças, entre em contacto connosco.

Duração
Duração
7H30
Dificuldade
Dificuldade
Fácil

Localização

Ponta Delgada - Vila Franca do Campo - Ponta Delgada


Recomendações

Trazer: roupas e calçado confortáveis, protetor solar, fato de banho e toalha, chapéu, mochila, água e snacks. (não vendemos a bordo)

Refeição

Almoço num restaurante local. Poderá optar por um de prato de carne, peixe fresco ou uma refeição vegetariana. 

Perguntas Frequentes

P: Qual é a melhor altura para a observação de baleias e golfinhos nos Açores?

R: Há quatro espécies residentes nos Açores, quer isto dizer que é possível ver cachalotes, golfinhos roazes, golfinhos comuns e golfinhos de risso ao longo do ano. Na Futurismo, fazemos viagens para ver baleias e golfinhos em São Miguel durante todo o ano. No Pico operamos de abril a outubro. A melhor época para a observação de grandes baleias nos Açores é durante a primavera - de março a junho, altura da migração. É possível ver baleias azuis, baleias comuns, baleias sardinheiras, baleias de bossa, entre outras.

P: É possível nadar no ilhéu de Vila Franca do Campo?

R: Sim, pode nadar nas águas límpidas do ilhéu, que é um dos lugares mais bonitos em São Miguel.

P: A Futurismo fornece o equipamento para fazer snorkelling no ilhéu?

R: O nosso conselho é que traga o seu próprio equipamento (máscara e tubo) porque a Futurismo tem um número limitado de máscaras.

P: E se eu não quiser ou tiver medo de nadar ou fazer snorkelling?

R: Nadar na cratera do vulcão não é obrigatório. Poderá apenas apreciar as deslumbrantes paisagens. É sempre um passeio a não perder.

P: Quanto tempo demora a viagem de barco para chegar ao ilhéu?

R: O passeio de barco não durará mais do que 15 minutos do Porto de Vila Franca do Campo até ao ilhéu.

P: Se estiver a chover, a Futurismo fornece equipamento?

R: Sim, nós fornecemos casacos e calças impermeáveis ​​para a viagem de barco, exceto se a viagem for feita a bordo de um catamaran porque, neste caso, pode refugiar-se no interior do barco.

P: E se eu enjoar?

R: O nosso conselho é evitar laticínios e alimentos ácidos. Deve tomar o pequeno almoço e não viajar de barco em jejum.

P: A viagem de barco entre Vila Franca do Campo e o ilhéu está incluída no preço?

R: Sim, a viagem para o ilhéu e o almoço estão incluídos.

P: Eu tenho uma dieta específica. O almoço pode ser diferente?

R: Sim, tentamos sempre adaptar o menu às suas necessidades. Por favor, se tiver alguma restrição alimentar informe-nos pelo menos 48h antes da atividade.



85

Preço por adulto

51.75

Preço por criança

Reservar
Este programa inclui
  • – Briefing antes da viagem
  • – Casaco e calças impermeáveis (apenas a bordo de semirrígido)
  • – Colete salva vidas (apenas a bordo de semirrígido)
  • – Bióloga marinha e/ou guia de natureza
  • – Almoço num restaurante local
  • – Barco de e para o ilhéu de Vila Franca do Campo
  • – Refresco após a viagem
Outras sugestões