Azores Adventures – Futurismo

Voltar à tabela de conteúdos

O Arquipélago dos Açores

Nas profundezas de verdes vales, surpreendentes lagoas vulcânicas, cascatas que nos tiram o fôlego e um fascinante oceano rico em biodiversidade... os Açores têm tudo com o que pode sonhar para umas férias memoráveis. Se ama a natureza, então este é definitivamente o seu destino. À sua espera estão paisagens cénicas e grandes aventuras ao ar livre. Descubra tudo o que precisa de saber para vir aos Açores.

Um Paraíso escondido perto de si

Localizados no meio do selvagem Oceano Atlântico Norte, entre a Europa e a América, os Açores são o refúgio perfeito para experiências ao ar livre. O arquipélago açoriano está no ponto mais ocidental da Europa. A apenas 2 horas de Lisboa e 4,5 horas de Boston, esta joia escondida do Atlântico está facilmente perto de si, à distância de uma viagem de avião. Provavelmente, a apenas um voo para descobrir outro mundo, cheio de natureza exuberante e paisagens dignas de filmes, como o Indiana Jones ou Parque Jurássico.

Nove ilhas, nove mundos diferentes

Sabia que geograficamente, as nossas 9 ilhas vulcânicas são divididas em 3 grupos, distribuídos ao longo de 370 milhas?

O Grupo Oriental é o mais próximo da Europa, com as ilhas de Santa Maria e São Miguel. O Grupo Central é composto por 5 ilhas: Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa. E, por último, o Grupo Ocidental, mais próximo da América, com as ilhas das Flores e do Corvo.

A maior ilha, em termos de população e área total, é São Miguel (com cerca de 140.000 habitantes), sendo a maior cidade do arquipélago a encantadora Ponta Delgada. O ponto mais alto dos Açores, e em Portugal, é a Montanha do Pico (2.351m), na ilha do Pico. Cada ilha é única, singular na sua beleza, e todas elas merecem ser visitadas.

Maravilha Natural

Os Açores estão, de facto, no topo de cordilheiras montanhosas subaquáticas. Aqui é possível testemunhar as origens vulcânicas em muitas atividades. Por exemplo nas Furnas, está o paraíso do geotermismo com fumarolas, vapor a sair das profundezas da Terra, banhos termais, e água naturalmente quente, rica em ferro com temperaturas a rondar os 37ºC.

Claro que as paisagens verdes das montanhas são lindas e o profundo azul do mar é realmente maravilhoso! As ilhas são banhadas pelo Oceano Atlântico muito rico em biodiversidade. Como estamos localizados no meio do oceano, há uma enorme diversidade de cetáceos que vivem à nossa volta. Outros passam pelo arquipélago durante a migração anual. Graças à localização remota do arquipélago, os Açores têm conseguido manter e preservar uma natureza pura.

A melhor altura para vir aos Açores

É verdade, não há melhor época para vir aos Açores. O nosso paraíso é incrível durante todo o ano, onde cada estação é tão única e especial. Na primavera, as maiores baleias passam por aqui, para nosso grande prazer! No verão, temos as hortênsias a florescer por toda parte. No outono, as árvores ficam castanhas e alaranjadas, dando uma atmosfera completamente diferente e muito bonita. E no inverno, não neva, não é rigoroso e é possível nadar no oceano e ver quatro espécies de cetéceos! Só no topo da Montanha do Pico, por vezes cai neve. Além disso, é o momento perfeito para desfrutar dos banhos termais.

Graças ao nosso clima ameno subtropical, as temperaturas são agradáveis. Durante o inverno, o termómetro pode chegar a um mínimo de 13°C. No verão, normalmente temos temperaturas a rondar os 25°C. Na verdade, nunca se sente muito frio ou muito calor, o que é perfeito para fazer experiências ao ar livre, e explorar tudo o que está à sua volta. A temperatura do oceano também é muito confortável durante todo o ano, variando entre os 16°C em março e os 25°C até setembro. As ilhas são banhadas por águas movimentadas e influenciadas pela Corrente do Golfo.

Também é preciso dizer que é verdade que o tempo é imprevisível nos Açores. Tanto pode estar a chover num sítio, como a fazer sol a uma curta distância. O bom tempo está, normalmente a poucos minutos! E nos Açores é possível ver na internet como está o tempo, em direto, através de câmaras colocadas em pontos estratégicos de cada ilha. Como ora chove, ora faz sol, os Açores são também o paraíso dos arco-íris.

Se pretende saber como se vestir, que tipo de roupas deve trazer na bagagem, é fácil! Nos meses de verão, traga calções, saias, t-shirts, blusas leves, e fato de banho, claro! Mas não se esqueça, por precaução, de trazer um corta vento ou uma capa para a chuva. No inverno, deve trazer camisolas e calças mais quentes, além de botas de caminhada ou ténis, um casaco que também dê para a chuva, e um fato de banho também porque não pode faltar ao relaxamento das águas termais.

Dicas e informações úteis sobre os Açores

  • A Região Autónoma dos Açores é um arquipélago portugês que faz parte da União Europeia.
  • Usamos o Euro, e a maioria das moedas pode ser trocada nas ilhas.
  • O primeiro idioma é português, embora muitas pessoas sabem falar inglês.
  • O fuso horário é UTC-01, uma hora a menos do que Lisboa, duas horas a menos que Paris.
  • A voltagem e as tomadas de eletricidade são de 220v, 50Hz. Tomadas americanas ou britânicas não servem nas nossas, mas pode comprar adaptadores em várias lojas.
  • Não há engarrafamentos. A vida é mais relaxada, não há stress no trânsito para chegar mais rápido a algum sítio. O que lhe pode acontecer é ter de parar para deixar passar uma manada de vacas! E esses são momentos extraordinários e muito divertidos!
  • Comércio, restaurantes, hotéis e transportes são mais diversificados nas maiores ilhas, como São Miguel, Terceira, Pico e Faial.
  • Viajar de barco entre as ilhas é possível durante a primavera e o verão.
  • O custo de vida é bastante mais barato para quem vem dos Estados Unidos ou da Europa Central. O salário mínimo aqui ronda os 690 euros mensais.
  • Tudo é perto. As vantagens de estar numa ilha é que tem fácil acesso a praias, montanhas, lagoas, cascatas, tudo muito perto. Como as distâncias são curtas, há tantas coisas que pode fazer num dia!
  • É um dos melhores lugares do mundo para a observação de baleias e golfinhos pela sua localização geográfica e pela incrível biodiversidade marinha.
  • Um fim de semana não chega para ver tudo numa ilha. Os Açores são perfeitos para viagens de média e longa duração. Não tenha pressa. Volte sempre para explorar mais lindos lugares secretos.
  • As estradas principais estão em boas condições. As estradas secundárias podem impressionar para quem não está habituado. São estreitas. Mas não precisa de carro, a Futurismo pode levá-lo a qualquer lugar. Temos passeios fantásticos para que possa desfrutar ao máximo das suas férias.
  • Apesar de estarmos no meio do Oceano, temos boa ligação Wi-Fi e dados móveis em todas as ilhas.
  • Os habitantes são muito terra a terra, não hesite em falar ou perguntar algo. Nós gostamos de receber quem nos visita e adoramos contar histórias interessantes.

Porque são os Açores tão especiais?

As nossas verdejantes montanhas, grandes cascatas, vulcões poderosos, lagoas perfeitas e belas encostas...o nosso arquipélago já ganhou, várias vezes, reconhecimento mundial. As ilhas dos Açores são tão especiais, a sua singularidade é premiada por diversas instituições mundiais e revistas de renome internacional.

Back to the navigation

Parta à Aventura!

Junte-se a nós nas suas férias inesquecíveis,
cheias de aventura e diversão nos Açores.

Subscreva a Nossa Newsletter

para receber as nossas Novidades e Ofertas

Temos protocolos rígidos contra a Covid-19. Verifique-os aqui.
Última Hora
  • Tripadvisor Travelers’ Choice Award Winner :

    Pelo 9º ano consecutivo, a Futurismo foi distinguida como uma das “10% Melhores Atrações do Mundo”