Azores Adventures – Futurismo

Voltar à tabela de conteúdos

Observação de Baleias

Explore a imensidão do mar, a sua beleza e segredos grandiosos.

Disfrute de um encontro inesperado com a vida marinha.

Sobre Observação de Baleias

Situadas no meio do místico Oceano Atlântico, as maravilhosas ilhas dos Açores são um lar permanente ou ponto de passagem para mais de um terço das espécies de baleias e golfinhos do mundo inteiro.

Mergulhe nesta aventura com criaturas ancestrais onde a ciência e a emoção se unem no mais alto nível!

Este é um dos melhores locais do planeta para observar essas criaturas magníficas. Cachalotes gentis, golfinhos comuns ativos, os brincalhões golfinhos roazes corvineiros e misteriosos golfinhos de Risso estão presentes ao largo das nossas ilhas durante todo o ano.

Ver mais Ver menos

Motivos de interesse em todo o ano

Os Açores, além do grupo de cetáceos residentes, ficam na rota de espécies migratórias, fazendo com que os avistamentos variem com a magia da natureza, cada dia uma nova aventura inesquecível.

O verão é a melhor época para ver golfinhos pintados, baleias piloto e golfinhos riscados, enquanto a primavera é ideal para ver os gigantes do oceano: as baleias azuis, baleias comuns e sardinheiras.

Munidos por uma experiência de mais de trinta anos e contarmos com técnicas ancestrais para localização destes maníferos, a probabilidade de ver cetáceos é na ordem dos 98%. Viaje connosco sempre com a garantia Futurismo! Se não vir nada (o que é altamente improvável), faça mais uma viagem connosco gratuitamente!

Da caça à observação de baleias

Durante muito tempo, o povo açoriano viveu isolado pelo mar que delineia as suas ilhas. É neste imenso horizonte azul, outrora umas das principais formas de ganhar a vida, que nasce a caça a baleia, no século 18.

Esta epopeia de aventuras, narra os homens que se vestiam de resiliência e bravura – envergando o espírito açoriano – com as suas lanças e arpões, assim como de orações familiares, e seguiam em pequenos botes em busca dos gigantes do mar.

Oficialmente proibida em 1982, a caça à baleia faz parte do nosso património, da nossa história.

Como resultado desta ligação cultural ao mar e as baleias, surge de forma pacífica a observação destes magníficos animais da natureza, não só como atividade turística, mas de conservação e partilha cultural.

Futurismo celebra a vida selvagem dos Açores desde 1990

Com mais de 30 anos de experiência, mais de 50 membros da equipa e 21.000 registos de avistamentos de cetáceos utilizado em centenas de investigações científicas, o Futurismo é o maior operador dos Açores e o pioneiro na observação de baleias em São Miguel, oferecendo viagens responsáveis de observação de baleias e golfinhos durante todo o ano.

Temos orgulho em ter substituído a caça à baleia nos Açores, mantendo as memórias das antigas tradições.

Passeios Responsáveis para um Turismo Sustentável

Somos amantes da natureza, o nosso objetivo é preservar o ambiente, através da observação e da investigação, mantendo viva a nossa ligação com as baleias e golfinhos.

Acreditamos, na prática de turismo responsável, respeitando a natureza e o ambiente natural dos animais com que nos cruzamos. É por isso que na Futurismo, seguimos regras rigorosas para o bem-estar dos nossos cetáceos, bem como o conforto dos nossos clientes.

Somos parceiros e certificados pela maior organização mundial de baleias e golfinhos – a Aliança Mundial dos Cetáceos (WCA) – colaborando internacionalmente na investigação científica, com mais de 21.000 registos de avistamentos, dados estes partilhados com todo o mundo.

Podemos assim dizer que ao embarcar na sua aventura connosco está a ajudar a preservar baleias e golfinhos!

Porquê a Futurismo

  • Líderes em Observação de Baleias

    Fomos pioneiros na Observação de Baleias em São Miguel (1990) e o maior operador turístico dos Açores.

  • Certificados pela WCA

    Somos certificados pela World Cetacean Alliance (WCA), a maior organização de conservação de cetáceos do mundo

  • Guias biólogos marinhos

    Todos os nossos passeios marítimos são operados por biólogos marinhos experientes que também participam em investigações científicas

  • Melhor frota nos Açores

    De Catamarãs confortáveis a semi-rígidos ágeis, a escolha é sua.

  • Cancelamentos grátis

    Asseguramos o reembolso total da sua reserva se cancelar com pelo menos 48 horas de antecedência

  • Equipa Multi-Cultural

    Os nossos guias falam várias línguas, incluindo Inglês, Espanhol, Francês e Alemão

  • A Saber

    O que é observação de baleias e golfinhos?

    Observação de baleias e golfinhos é a prática de observação baleias e golfinhos (cetáceos) no seu habitat natural.

     

    Qual é a melhor época para ver baleias nos Acores?

    Durante todo o ano é possível ver cachalotes e várias espécies de golfinhos. A melhor época para avistar as maiores baleias do mundo, nos Açores, é na primavera –  de Março a Junho. Durante esta época do ano, as baleias de barbas estão a migrar e a passar pelas nossas águas. Como por exemplo baleia azul, baleia comum e baleia  sardinheira, entre outras.
    O verão, também, é a altura ideal para ver a baleia piloto, baleia de bico ou golfinhos-pintados.

    Qual é a probabilidade de observar um cetáceo?

    98%. No entanto, caso não conseguir ver nenhum destes animais incríveis (baleias ou golfinhos), a Futurismo oferece a oportunidade de remarcar outra viagem gratuitamente.

    Como localizam as baleias e os golfinhos no meio do Oceano Atlântico?

    A Futurismo tem mais vigias do que qualquer outro operador turístico nos Açores, por isso sabemos a localização dos animais. Os vigias são pessoas com  binóculos, que estão na costa à procura de cetáceos.

    Para além deste método antigo, podemos localizar golfinhos e baleias com base de dados acústicos graças ao nosso hidrofone que nos permite ouvir e gravar sons emitidos por estes animais fantásticos.

     

     

    A Experiência

    Futurismo – maior operador de observação de cetáceos nos Açores

    Se pretende experienciar um passeio de observação de cetáceos nos Açores, somos a melhor escolha, a primeira empresa de observação de cetáceos, na ilha de São Miguel!

    Somos uma empresa familiar, com 30 anos de experiência e somos realmente apaixonados pelo que fazemos.

    Abordagem científica

    Além de uma viagem inesquecível a observar animais livres no seu habitat natural, connosco a observação de cetáceos torna-se ainda mais rica graças ao conhecimento científico da nossa equipa. Com a Futurismo vão aprender sobre estes animais magníficos, sobre toda a vida marinha açoriana, em geral.

    Adoramos proporcionar emoções, mas também queremos educar e tornar esta experiência interessante com factos divertidos e mais informação sobre as espécies avistadas.

    A não perder

    Se tivesse simplesmente que escolher uma única atividade para as suas férias nos Açores, aconselhamos vivamente ver baleias e golfinhos, uma das melhores experiências que pode fazer. Os Açores são considerados um dos melhores destinos para ver baleias e golfinhos.

    Briefing detalhado antes do passeio

    Antes de embarcar, nesta incrível viagem, pelo Oceano Atlântico,  a nossa equipa de biólogos marinhos faz um briefing para lhe explicar quais são as espécies de cetáceos que poderão ser observadas, quais são as normas de segurança a bordo, como devemos respeitar os animais e outras informações relevantes sobre a observação no mar.

    Guias biólogos marinhos

    As nossas viagens são sempre acompanhadas por biólogos marinhos experientes. apoiados numa experiência de anos de investigação. connosco a observação de cetáceos torna-se ainda mais rica graças ao conhecimento científico da nossa equipa e é por isso que garantimos experiências responsáveis e educativas. Além disso, a maioria dos nossos biólogos marinhos falam vários idiomas,

    Guias ilustrados e materiais práticos

    A fim a facilitar e ilustrar a informação científica apresentados pelos nosso biólogos marinhos, dispomos de muitos recursos visuais para que possa desfrutar. As águas açorianas não terão mais nenhum segredo para si. Os amantes do mar vão adorá-lo!

    1. Encontre a experiência perfeita para si e reserve-a

    Escolha entre as nossas 120+ atividades espetaculares nos Açores e reserve online ou em qualquer uma das nossas lojas.

    2. Confirmação imediata via e-mail

    Receberá um email de confirmação com os detalhes da reserva.

    3. “O Dia”

    Aproveite sua experiência conosco. Teremos o maior prazer em recebê-lo e tornar seu passeio o mais completo e memorável para você.

    Nota: limitações inesperadas

    Fique calmo. Pode cancelar totalmente grátis as suas reservas até 48h antes da data da actividade* e, se as condições meteorológicas não nos permitirem fazer a actividade em segurança, iremos cancelá-la e contactá-lo sugerindo uma data alternativa ou o reembolso integral.

    * Verifique a Política de Cancelamento nas páginas dos tours para obter informações adicionais

    Planeie o(a) Observação de Baleias Tour

    O que vestir para uma atividade de observação de cetáceos?

    Aconselhamos que vista roupa leve e confortável, com um colete durante o verão. Durante o inverno, um casaco mais quente e impermeável.

     

    Devo trazer alguma coisa nesta viagem?

    Verifique por favor a secção “O que trazer” de cada atividade, onde poderá encontrar todas as recomendações que temos para si.

    O que inclui esta atividade?

    Cada atividade tem tem uma secção detalhada sobre “o que está incluído”. Favor consulte-a.

    Viajo com crianças e idosos, esta atividade é indicada para familias?

    Sim, a embarcação Catamaran é recomendado a idosos e crianças abaixo dos 8 anos.

     

    Reviews O que pensam sobre nós

    Perguntas Frequentes sobre Observação de Baleias

    E se o tempo não estiver bom?

    Se o tempo não permitir fazer esta atividade em segurança, a atividade será cancelada e sugeriremos uma data alternativa.

    Posso tocar nas baleias e nos golfinhos?

    Não, as nossas regras rigorosas de observação de baleias e golfinhos proíbem tocar nos animais. Eles são selvagens e nós devemos respeitá-los.

    Quantas baleias e golfinhos posso ver?

    Depende, todos dias no oceano é uma surpresa. Por vezes podemos ver apenas uma baleia, outras vezes várias espécies de golfinhos, e ate centenas de golfinhos. Trabalhamos com a natureza, os animais não estão sob o nosso controlo.

    Tem casas de banho a bordo dos barcos?

    Nos catamarans e nos semirrígidos maiores, existe uma instalação sanitária. No entanto, nos semirrígidos mais pequenos  não há casas-de-banho.

    Vendem medicamentos para as enjoos?

    Não, não vendemos. Se achar que fica facilmente enjoado, é melhor comprar a medicação adequada antes do passeio.

    Como posso reservar esta atividade?

    Pode selecionar qualquer passeio no nosso site e obter a confirmação de reserva no seu email imediatamente. Como alternativa, pode visitar-nos na nossa loja ou entrar em contacto connosco através de telefone, email ou enviar mensagem para as nossas redes sociais (instagram e facebook).

    É possível cancelar a minha atividade e receber o reembolso total?

    Sim, pode verificar a nossa política de cancelamento e de reembolso por atividade em cada página, clicando na seção de “bom saber”.

    É possível utilizar o meu drone para esta atividade?

    Não é possível utilizar o seu drone nas nossas atividades com outros participantes. Qualquer das formas, se realmente tiver a vontade de fazer algumas imagens por drone, é possível em uma atividade privada connosco.

    Os Açores são é bom destino para a observação de baleias?

    Os Açores são um grande destino de observação de baleias, provavelmente  um dos melhores lugares de todo o mundo. Temos cachalotes durante todo o ano.

    Muitas espécies de cetáceos passam pelas nossas ilhas durante a sua migração anual.

    Qual é o número mínimo de participantes?

    Favor, verifique o número mínimo de participantes, de cada atividade, dentro da página do programa.

    Back to the navigation

    Subscreva a Nossa Newsletter

    para receber as nossas Novidades e Ofertas