• Menu
  • Menu

Ver Baleias Nos Açores: Quando É A Melhor Altura?

Blog » Vida Selvagem » Ver Baleias Nos Açores: Quando É A Melhor Altura?

Uma das questões mais comuns é: Quando é a melhor altura para fazer observação de baleias nos Açores? A resposta depende de que espécie gostaria de ver. A Observação de Baleias é sem dúvida a experiência mais popular nos Açores, por isso não pode perdê-la por acaso.

Neste post, encontrará todas as informações mais relevantes para ajudá-lo a planear suas próximas férias nos Açores para que possa combinar a melhor temporada para ver sua espécie de cetáceo preferido.

Introdução

SABIA QUE...
A das 81 espécies totais de baleias e golfinhos existentes em todo o mundo, nos Açores só se pode ver até 28 delas?

É por isso que somos o melhor destino europeu para assistir aos cetáceos.

As nossas águas movimentadas atraem viajantes de todo o mundo que esperam ter a oportunidade de ver um salto de baleia, centenas de golfinhos que acompanham os barcos, ou uma bela cauda de baleia a despedirem-se antes de um mergulho profundo.

Futurismo Açores Aventuras | Foto excelente de uma família de cachalotes (3 adultos e dois filhotes) nos Açores. A melhor altura para ir ver baleias nos Açores e ver cachalotes é a temporada de verão.
Futurismo Açores Adventures | Foto excelente de uma família de cachalotes (três adultos e duas crias) nos Açores.

Que baleias podem ser vistas nos Açores

Em geral, a melhor altura para fazer observação de baleias nos Açores é durante a primavera, com abril e maio a serem os nossos meses mais fortes.

Durante este tempo temos muitas baleias-comum, baleias azuis e baleias-sei passando pelos Açores na sua migração anual.

As maiores baleias do mundo vão impressioná-lo com o seu tamanho enorme. A baleia azul é a maior de todos os animais, e a maior descoberta tinha cerca de 33 m de comprimento!

Além de dezenas de espécies migratórias, aqui temos também 4 residentes: cachalotes, golfinhos de Risso, golfinhos-nariz-de-garrafa e golfinhos comuns. Estas estão presentes nas nossas ilhas durante todo o ano e normalmente podemos encontrá-las facilmente.

TOURS RELACIONADOS |  OBSERVAÇÃO DE BALEIAS
Explore a vastidão do mar aberto, cheio de beleza secreta e grandeza. Reserve agora!
David Rodrigues | O nosso capitão e fotógrafo captou este momento quando um cachalote mergulhou a poucos metros do nosso barco. A melhor altura para ir ver baleias nos Açores e ver cachalotes é a temporada de verão.
David Rodrigues | O nosso capitão e fotógrafo captou este momento quando um cachalote mergulhou a poucos metros do nosso barco.

Ocasionalmente também encontramos baleias-minke e baleias-corcundas, embora não sejam tão comuns como as outras 3 espécies de baleias baleares.

Se quiser ver a nossa icónica espécie de baleia, o cachalote, pode visitar qualquer altura do ano, embora durante os meses de verão tenha mais hipóteses de as ver.

Da mesma forma, o verão é também o melhor momento para ver (e nadar com) golfinhos, já que durante este tempo temos mais espécies de golfinhos na área e os grupos tendem a ser maiores com muitos bezerros presentes.

TOUR RELACIONADO  | UMA AVENTURA ATLÂNTICA MÁGICA EM SÃO MIGUEL
Descubra este oásis de vida marinha, tanto para cientistas, espécimes e entusiastas!
Rui Rodrigues | Bela foto do nosso Gerente de Operações e também capitão de um golfinho saltando com a Ilha de São Miguel atrás.
Rui Rodrigues | Bela foto do nosso Gerente de Operações e também capitão de um golfinho saltando com a Ilha de São Miguel atrás.

Melhor época para ver baleias nos Açores

O futurismo opera durante todo o ano, por isso, se preferir evitar os momentos mais movimentados e se não for fã do clima quente de verão, então pode sempre visitar durante os meses de inverno.

Como ponto de partida, é preciso saber que tem 4 espécies residentes nos Açores e, portanto, pode ser avistado durante todo o ano:

  • Golfinho-comum
  • Golfinho roaz
  • Golfinho de Risso
  • Cachalote
TOUR RELACIONADO  | CONHEÇA OS GIGANTES DA ILHA DO PICO
Grandes baleias azuis ou violando baleias corcundas, cada dia é uma surpresa para nós, e a natureza é muito generosa aqui!
| Álvaro Palácios Um dos momentos exatos em que o Sr. Liable (o macho cachalote residente mais avistado dos Açores) mostra a sua história antes de mergulhar nas águas mais profundas do Atlântico. A melhor altura para ir ver baleias nos Açores e ver cachalotes é a temporada de verão.
Álvaro RP | Um dos momentos exatos em que o Sr. Liable (o macho cachalote residente mais avistado dos Açores) mostra a sua história antes de mergulhar nas águas mais profundas do Atlântico.

A tabela a seguir é um guia para mostrar aproximadamente quais os meses em que as nossas espécies mais avistadas aparecem todos os anos nos Açores.

Claro que há variações de ano para ano. Por exemplo, a estação das baleias baleares (principalmente baleias-comum, baleias azuis e baleias-sei) pode começar mais cedo ou estender-se até o início dos meses de verão.

Podemos ver pelo menos 28 espécies diferentes de baleias e golfinhos nos Açores. Ocasionalmente, temos encontros mais raros com outras espécies como:

  • Baleias de bico
  • Orcas
  • E falsas orcas
ESTATÍSTICAS DE AVISTAMENTOS
Para ver as nossas estatísticas de avistamento mais detalhadas clique aqui. 
Futurismo Açores Aventuras | Top 10 das espécies de cetáceos mais avistadas nos Açores 3
Futurismo Açores Adventures | Top 10 das espécies de cetáceos mais avistadas nos Açores

Ver Baleias nos Açores em Março, Abril & Junho (Primavera)

Este é o melhor momento para observação de baleias nos Açores se quiser ver os gigantes do oceano.

De março a junho, é quando as maiores baleias passam pelos Açores na sua rota de migração. Deixam o seu local de inverno perto do equador para as áreas de alimentação de verão ao largo da costa da Gronelândia, Islândia e Noruega.

As baleias de barbas, reproduzem-se durante os meses de inverno nas águas tropicais enquanto preparam as suas crias para uma longa viagem ao Atlântico Norte.

Quando passarem pelos Açores, ficarão vários dias para se alimentarem antes de continuarem a sua longa viagem.

Nos meses da primavera, o mar está cheio de plâncton e krill, a comida para aquelas baleias. É um paraíso para eles… E também para os viajantes que têm a sorte de ir vê-los.

TOURS RELACIONADOS |  OBSERVAÇÃO DE BALEIAS
Explore a vastidão do mar aberto, cheio de beleza secreta e grandeza. Reserve agora!
David Rodrigues | Foto fantástica de uma baleia corcunda a invadir mesmo em frente aos nossos barcos.
David Rodrigues | Foto fantástica de uma baleia corcunda a invadir mesmo em frente aos nossos barcos.
SABIA QUE...
Que as baleias azuis não são realmente azuis? Na verdade, são mais acinzentadas.  

Para os nossos biólogos marinhos, esta é uma época excitante do ano, já que as baleias azuis são as maiores do reino animal.

No entanto, essas baleias baleares que passam, é para dizer baleias azuis, baleias-sei, e baleias-comum, não são realmente as baleias que saltam e mostram tanto, em comparação com, por exemplo, a extraordinária baleia corcunda, e também o cachalote que às vezes pode saltar e muitas vezes mostra a cauda.

Além disso, devido ao aquecimento global e a muitas perturbações ambientais, acontece hoje em dia que vemos essas espécies fora da primavera.

Por exemplo, não é raro ver baleias sei depois do verão. Os Açores são definitivamente um bom lugar se quiser ver aqueles grandes animais.

Na primavera, também pode ver baleias-minke e baleias-jubarte espetaculares.

Futurismo Açores Aventuras | Foto subaquática surreal de uma família de cachalotes dormindo (estando verticalmente perto da superfície). A melhor altura para ir ver baleias nos Açores e ver cachalotes é a temporada de verão.
Futurismo Açores Adventures | Foto subaquática surreal de uma família de cachalotes dormindo (estando verticalmente perto da superfície).

Ver Baleias nos Açores em Julho, Agosto & Setembro (Verão)

No verão, a temperatura da água começa a subir, podemos desfrutar de dias mais longos para observar os nossos animais selvagens. É a estação perfeita se quiser nadar com golfinhos selvagens.

Descubra o mundo subaquático mais profundamente graças a uma máscara e um snorkel. Veja e ouça golfinhos livres comunicam no seu ambiente natural com o Futurismo.

Fornecemos tudo para uma aventura incrível no meio do Oceano Atlântico.

Pode nadar com muitas espécies diferentes de golfinhos, como o nariz de garrafa, o golfinho comum e o golfinho de Risso.

Além disso, às vezes podemos encontrar visitantes inesperados como tubarões-baleia,tartarugas ou peixes-sol.

David Rodrigues | Foto de um golfinho
David Rodrigues | Foto de um golfinho “voando” junto com as gaivotas. Se olhar com atenção, também verá outro filhote “voando”, no canto inferior direito daimagem.

No verão, recebemos a visita de outras espécies migratórias que apreciam as nossas águas quentes, como os golfinhos manchados do Atlântico, os golfinhos listrados e as baleias-piloto.

É nesta época do ano que podemos ver muitos bebés a nadar em enormes grupos de golfinhos. É algo tão bonito que não vai querer perder!

Os nossos cachalotes continuam a abençoar-nos com a sua presença nas ilhas. É o símbolo emblemático dos Açores.

TOURS RELACIONADOS |  OBSERVAÇÃO DE BALEIAS
Explore a vastidão do mar aberto, cheio de beleza secreta e grandeza. Reserve agora!
Futurismo Açores Aventuras | É muito comum ver os cachalotes a partilhar momentos de amor entre os grupos familiares. Este é um daqueles momentos. A melhor altura para ir ver baleias nos Açores e ver cachalotes é a temporada de verão.
Mike Korostelev| É muito comum ver os cachalotes a partilhar momentos de amor entre os grupos familiares. Este é um daqueles momentos.

Caçados por muito tempo,agora estão livres e felizes por vaguearem pelas nossas costas. Sabias que os cachalotes têm dentes?

Ao contrário das baleias baleares que filtram os seus alimentos graças a pratos longos de queratina dentro da boca.

Em terra, as hortênsias estão florescendo, decorando as estradas do campo completamente azuis e roxas. Algo muito bonito para observar e tirar grandes fotos.

Ver Baleias nos Açores em Outubro, Novembro & Dezembro (Outono)

Durante a temporada de outono, ainda teremos a companhia dos golfinhos manchados do Atlântico, que continuarão a desfrutar das nossas águas quentes até que a temperatura sob o mar baixe, então eles vão se mudar.

A água ainda é perfeita para nadar. Pegue o seu equipamento de snorkeling e explore, ou venha connosco em um tour mágico para nadar com golfinhos selvagens e livres.

E ainda há as 4 espécies residentes por perto para ver em uma viagem conosco. Os cachalotes são incríveis de se ver, quase se pode ter a certeza de ver a sua cauda enorme quando vão mergulhar para caçar lulas.

César Medeiros | O nosso capitão captou esta foto de um cachalote mergulhando em frente ao nosso barco do Zodíaco com a montanha mais alta de Portugal (pico monte) atrás. A melhor altura para ir ver baleias nos Açores e ver cachalotes é a temporada de verão.
César Medeiros | O nosso capitão captou esta foto de um cachalote mergulhando em frente ao nosso barco do Zodíaco com a montanha mais alta de Portugal (pico monte) atrás.

Este é um momento especial onde pode realmente ver a beleza da natureza. Pode-se reconhecer cachalotes de longe graças ao seu golpe. Na verdade, os cachalotes têm apenas um buraco, em comparação com as baleias baleares que têm duas.

Assim, o golpe do cachalote é sempre direcionado para um lado. Por outro lado, o golpe vertical reto das baleias baleares.

Em terra, as árvores tornam-se amarelas e laranjas, adicionando algo especial às nossas paisagens verdejantes brilhantes. Quase assustador! Pode ainda desfrutar das caminhadas em condições climatéricas relativamente boas.

Jeremy Bishop | Foto maravilhosa de um golfinho a invadir a superfície da água.
Jeremy Bishop | Foto maravilhosa de um golfinho a invadir a superfície da água.

Ver Baleias nos Açores em Janeiro, Fevereiro & Março (Inverno)

Operamos todo o ano nos Açores, não paramos no inverno. A observação de baleias e golfinhos no inverno nas ilhas está mais sujeita às condições meteorológicas.

Quando o tempo não nos deixar ir para o mar, remarcamos a atividade por mais um dia. A sua segurança é a mais importante para nós.

Desfrute dos cachalotes residentes, dos golfinhos de Risso, dos golfinhos-nariz-de-garrafa e dos golfinhos comuns que vivem aqui o ano inteiro.

TOURS RELACIONADOS |  OBSERVAÇÃO DE BALEIAS
Explore a vastidão do mar aberto, cheio de beleza secreta e grandeza. Reserve agora!
David Rodrigues | Foto detalhada de um cachalote a fazer pão com a água a deslizar no topo do seu corpo. A melhor altura para ir ver baleias nos Açores e ver cachalotes é a temporada de verão.
David Rodrigues | Foto detalhada de um cachalote a fazer pão com a água a deslizar no topo do seucorpo.

Há uma espécie que aparece de vez em quando é a baleia assassina, também chamada de orca. São animais incríveis para ver, às vezes podem ser muito ativos.

SABIA QUE...
Que fazem parte da família dos golfinhos?  

Noutras ocasiões, também podemos detetar baleias-bicadas e baleias assassinas falsas.

Se gosta do sossego e procura férias tranquilas, aproveite o inverno para encontrar caminhadas onde estará sozinho com a natureza.

Durante esta temporada, pode realmente recarregar suas baterias e escapar das grandes cidades e da confusão da vida moderna. Relaxe rodeado de paisagens mágicas.

Além disso, a temperatura é sempre agradável aqui. Pode descer até aos 15ºC mínimo, o que não é muito frio para desfrutar de aventuras ao ar livre nos Açores selvagens.

David Rodrigues | As fotos subaquáticas dos golfinhos encantam quase todos e mostram a sua paz e hábitos lúdicos.

Conclusão

A melhor altura para observação de baleias nos Açores depende de que espécie quer ver. Mas podemos garantir que sempre haverá algo para ver.

E lembre-se, no Futurismo, se não vir uma única baleia ou golfinho, pode fazer outro passeio connosco de graça!

Agora vamos ver o que cada estação nos traz sob o mar.

Melissa Masvaleix

Nature lover and adventure seeker, Mélissa is a French girl who landed in the Azores 3 years ago and never let go of this paradise in the Atlantic. She particularly enjoys the tranquility of the islands contrasting with the infinite outdoor experience possibilities.

View stories