• Menu
  • Menu
Monte Palace Hotel sete cidades

Miradouro da Vista do Rei, Sete Cidades, Açores

Blog » Viagens » Miradouro da Vista do Rei, Sete Cidades, Açores

O Miradouro da Vista do Rei é um dos mais famosos locais de interesse da ilha de São Miguel, nos Açores. Pertence à freguesia de Sete Cidades, concelho de Ponta Delgada. É popular devido à vista clara que oferece sobre a cratera do vulcão das Sete Cidades com a sua famosa lagoa de duas cores. A paisagem visível deste ponto de vista foi, na verdade, eleita uma das 7 maravilhas naturais de Portugal.

O miradouro da Vista do Rei a 544m acima do nível do mar é uma paragem obrigatória que deve fazer durante as suas férias nos Açores. A Vista do Rei é um ótimo local para ter uma visão geral da singular beleza natural das nossas ilhas. É definitivamente um dos destaques de São Miguel e a maioria dos viajantes tem-no na sua lista imperdível.

Se vier para os Açores da América ou se vai viajar para São Miguel que depois segue para outras ilhas central ou ocidental, provavelmente vai conseguir ver as Sete Cidades e a Vista do Rei a partir do avião. Neste artigo, diremos tudo o que precisa de saber sobre o Miradouro Vista do Rei. Desde a melhor altura para visitar até como ir até lá, aqui vamos nós!

O que é o Miradouro da Vista do Rei

A “Vista do Rei” é provavelmente um dos locais mais famosos dos Açores. Pode vê-lo na maioria dos postais nas lojas de souvenirs. Mas também em muitas imagens enquanto procura ‘Açores’ num motor de busca. É um ponto de vista popular que deixa tanto viajantes como locais sem palavras. Nas proximidades encontram-se dois parques de estacionamento e casas de banho para o seu conforto.

O nome Vista do Rei literalmente traduzido significa a visão do Rei. Vem do facto de o rei de Portugal ter visitado este lugar no verão de 1901. Na verdade, foi o rei D. Carlos I na altura, e a sua rainha Dona Amélia, que se deslocaram às Sete Cidades no dia 6 de julho durante a visita real a São Miguel.

Miradouro da Vista do Rei em Sete Cidades, ilha de São Miguel
David Rodrigues | Miradouro da Vista do Rei, Sete Cidades, ilha de São Miguel

O que ver do Miradouro da Vista do Rei

Da Vista do Rei, a paisagem é simplesmente de tirar o fôlego. Há muitas coisas a observar, desde a bela lagoa de duas cores até à costa da ilha de São Miguel, desde a pacata aldeia até à cratera e o mar do outro lado, até um imponente hotel abandonado.

No miradouro, aprecie a bela pintura da paisagem. Uma pintura que permite ver todos as lagoas À volta e outros pontos de interesse dentro do complexo vulcânico de Sete Cidades, como a península ou o miradouro da Grota do Inferno, conhecido também por Boca do Inferno.

A bela península da Ponta dos Carneiros em Sete Cidades
Álvaro RP | A bela península da Ponta dos Carneiros em Sete Cidades

Lagoas Azul e Verde

A primeira coisa que se vê da Vista do Rei são as lindas lagoas. As lagoas azuis e verdes no fundo da caldeira de um vulcão antigo são, na verdade, apenas uma só. Mesmo que pareçam separadas por uma ponte, a água une-se dos dois lados.

Num dia ensolarado, pode realmente ver a diferença de cor entre as duas. Há duas explicações para este contraste: uma científica e uma lendária.

Vamos começar pelo lado científico da história. Basicamente, a diferença de cor deve-se à variabilidade da profundidade. A lagoa verde é mais rasa e a lagoa azul mais profunda. O reflexo do sol faz com que pareçam ter cores diferentes. Além disso, a presença de algas torna a lagoa verde ainda mais verde.

Por outro lado, há uma história de amor por detrás dos factos.

Era uma vez, uma princesa de olhos azuis apaixonou-se por um camponês de olhos verdes.

Observando o lago azul e verde do miradouro da Vista do Rei
Álvaro RP | Observando a lagoa azul e verde do miradouro da Vista do Rei

A Vila Pitoresca

Na margem direita da lagoa azul e dentro das terras da cratera vulcânica está localizada a pitoresca vila de Sete Cidades. É uma pequena freguesia com cerca de 800 habitantes e pertence ao concelho de Ponta Delgada. Do lado esquerdo das lagoas, temos a península. Por entre as árvores, há um caminho que vai ao longo da lagoa azul até uma área tranquila de piqueniques.

Dentro da vila, há tudo o que precisa, desde restaurantes a um minimercado, uma bonita igreja para visitar, e até mesmo um parque de campismo, bem como acomodações locais.

O nosso centro de atividades na margem da lagoa azul é ótimo se quiser viver as Sete Cidades de uma perspetiva diferente. Temos bicicletas, caiaques e pranchas de stand-up para alugar. O nosso simpático guia dá-lhe todas as dicas para desfrutar desta maravilhosa área da melhor forma. Pode perfeitamente ir até à vila a pé ou de carro até à Vista do Rei.

TOUR RELACIONADO
Aluguer de caiaque e SUP em Sete Cidades | Veja mais!
Caiaque no lago Sete Cidades é uma aventura divertida para explorar esta área de uma perspetiva diferente
Álvaro RP | Caiaque na lagoa Sete Cidades é uma aventura divertida com muito contacto com a natureza envolvente

Extensão da cratera do vulcão e Cumeeiras

O enorme complexo vulcânico de Sete Cidades tem muitas lagoas e pequenos montes. Da Vista do Rei, desfrute das vistas das imensas paredes verdes que são as paredes da cratera cobertas de vegetação exuberante. Por detrás destas encostas verdes, pode ver o profundo oceano atlântico azul. Há um longo trilho que percorre todo o topo da caldeira chamada Cumeeira Grande permitindo excelentes vistas sobre as Sete Cidades.

TOURS RELACIONADOS | Até ao topo da Caminhada do Vulcão 
Conheça as Sete Cidades em detalhe e explore os seus trilhos pedestres até ao topo do vulcão | Contacte-nos! 

Antes do estacionamento na Vista do Rei, em torno do edifício das casas de banho, também pode ter uma vista sobre o oceano infinito até onde os olhos conseguem ver.

Sete Cidades enorme cratera vulcânica quase completa em imagem
Enrico Pescantini | Sete Cidades enorme caldeira vulcânica quase completa nesta imagem

Hotel Monte Palace

Ao olhar para as lagoas do miradouro da Vista do Rei, atrás de si está um grande edifício impossível de ignorar. Este é o Monte Palace, o hotel abandonado. O hotel de 5 estrelas abriu apenas durante um ano, de abril de 1989 até o final de 1990. Fechou e esteve a ser vigiado até 2011, mas devido à falta de fundos, foi abandonado e começou a ser vandalizado.

Agora tudo o que resta é o chão, as paredes e o telhado. As pessoas gostam de entrar para uma grande urbex (exploração urbana), no entanto, é proibido entrar devido aos perigos de poder ruir.

No total havia 88 suites, um bar, algumas lojas, um banco e até uma discoteca!

Além disso, tinha também 2 restaurantes – Grill Dona Amélia e Restaurante Dom Carlos – em homenagem ao Rei e Rainha de Portugal que visitaram as Sete Cidades em 1901.

O Monte Palace esteve à venda por 1,5 milhões de euros, com um total de 2.400 m2 de área de implantação e em 2017 um investidor chinês comprou-o. O hotel deveria ter reaberto em 2021, mas a reconstrução ainda não começou.

O grande hotel abandonado do Monte Palace nos Açores
David Rodrigues | O grande hotel abandonado Monte Palace nos Açores

Melhor época para visitar o Miradouro da Vista do Rei

É difícil escolher uma estação particular, pois cada uma delas tem a sua beleza única. Mas para mais hipóteses de uma visão clara, o verão pode ser a sua melhor aposta para visitar o miradouro da Vista do Rei.

Diferenças entre estações do ano

No verão, de junho a agosto, as hortênsias florescem, são imperdíveis a caminho das Sete Cidades. As flores de muitas cores são um símbolo dos Açores, aqui na ilha de São Miguel e as Sete Cidades são um dos melhores lugares para ver enormes paredes cheias de hortênsias de várias cores. Há um famoso caminho para descer até à freguesia com milhares de hortênsias nas laterais. Da Vista do Rei pode ver muitas destas flores maravilhosas.

Quando o outono chega, as cores da vegetação mudam. As árvores ficam mais alaranjadas e castanhas o que dá um tom outonal diferente e único.

O pôr-do-sol é um ótimo momento para tirar fotos para combinar com as cores suaves da época.

Na primavera muitas flores começam a florescer, dando à paisagem cores brilhantes. A relva começa a ficar mais verde e pode realmente ficar a perceber por que razão São Miguel é conhecida como a ilha verde.

Durante o inverno não há neve na ilha de São Miguel, mas pode ficar muito frio e ventoso. Às vezes também temos granizo, embora seja raro. Felizmente nos Açores, a temperatura é sempre positiva, embora as condições meteorológicas possam ser instáveis.

A famosa estrada das hortensias em Sete Cidades, ilha de São Miguel
David Rodrigues | A famosa estrada das hortênsias em Sete Cidades, ilha de São Miguel

Melhor hora do dia para visitar o miradouro da Vista do Rei

De manhã cedo é um momento muito especial para ir ao Miradouro da Vista do Rei. Há um belo fenómeno natural quando a caldeira e a vila das Sete Cidades estão cheias de nuvens baixas. Um momento perfeito para observar e tirar fotografias poéticas.

No verão, é melhor chegar lá cedo para conseguir um lugar de estacionamento. Mais tarde, as pessoas estacionam na estrada e o trânsito pode ficar mais complicado. Além disso, se chegar lá cedo, deixa-lhe mais tempo para explorar esta bela zona da ilha.

O pôr-do-sol é também um ótimo momento para visitar o miradouro da Vista do Rei enquanto o sol se vai pôr no oceano, no lado esquerdo das lagoas. O céu cobre-se de mil cores e a vila mergulha lentamente na escuridão.

Vista do Rei de manhã com hotel Monte Palace e cratera Sete Cidades cheia de nuvens
David Rodrigues | Vista do Rei de manhã com o hotel Monte Palace e a caldeira das Sete Cidades cheia de nuvens

Planeie a sua visita ao Miradouro Vista do Rei

Nos Açores, dizemos que temos as 4 estações do ano em apenas um dia. E podemos afirmar que este ditado é 100% verdade. Esteja preparado para qualquer tipo de tempo, traga várias camadas de roupa e um casaco impermeável.

Além disso, devido à altitude, por vezes não é possível ver as lagoas do miradouro da Vista do Rei. Felizmente, temos câmaras colocadas à volta da ilha que nos mostram como está o tempo em direto. É sempre bom espreitar o site spotazores.com antes de sair.

O magnífico miradouro da Vista do Rei com nuvens altas
Álvaro RP | O magnífico miradouro da Vista do Rei com nuvens altas

Como chegar ao Miradouro Vista do Rei

O miradouro Vista do Rei é provavelmente uma das atrações mais fáceis de ir na ilha de São Miguel. É perfeito para pessoas com mobilidade limitada, já que não precisam de caminhar durante muito tempo.

De Ponta Delgada, pode ir às Sete Cidades de autocarro, de carro, de bicicleta, de moto ou pode fazer uma visita guiada para explorar como um guia local.

Se for por conta própria, há dois estacionamentos diferentes quando se chega ao miradouro. O primeiro, mesmo em frente ao hotel abandonado, é um estacionamento de curta duração. Pode ficar no máximo 20 minutos. O segundo, é um pouco mais afastado do hotel no cruzamento para ir para a vila das Sete Cidades, e é um estacionamento de longa duração se quiser passar mais tempo a explorar.

A estrada para o miradouro da Vista do Rei com a entrada para o parque de estacionamento de curta duração
David Rodrigues | A estrada para o miradouro da Vista do Rei com a entrada para o parque de estacionamento de curta duração

Explore o Trilho Pr3SMI Vista do Rei

Se deseja uma experiência plena do Miradouro da Vista do Rei e descobrir mais, há um trilho linear que desce do miradouro à vila passando por belas características naturais e grandes paisagens. Vai passar pela margem da lagoa onde pode encontrar o nosso centro de atividades que oferece várias aventuras. O fim do trilho é no centro da vila, em frente à famosa igreja.

TOURS RELACIONADOS | Tesouros dentro da Lagoa das Sete CidadesO nosso passeio de meio dia de caminhada leva-o a algumas partes deste trilho |  Contacte-nos! 

É um trilho relativamente fácil de 7,7 km que dura menos de 2 horas. No entanto, algumas zonas podem ser escorregadias, especialmente se esteve a chover dias antes. Outro ponto de vista nas proximidades que pode ser muito interessante, é um pequeno desvio chamado Lomba do Vasco e oferece uma vista sobre a costa oeste com os Mosteiros e seus famosos ilhéus vulcânicos.

A bela entrada da igreja de São Nicolau na aldeia de Sete Cidades
David Rodrigues | A linda entrada da igreja São Nicolau na freguesia das Sete Cidades

No final da visita…

Depois de apreciar a Vista do Rei, aproveite para ir até à vila das Sete Cidades. Alguns pontos turísticos são definitivamente uma visita à igreja ou um passeio à volta das lagoas. Uma coisa muito boa de se fazer durante o verão é alugar um caiaque e remar nas lagoas verde e azul, passando por baixo da ponte.

Há também um trilho que percorre toda a lagoa verde. Mas não está em ótimo estado e não é recomendado se tiver medo de alturas. Muitas outras lagoas são ótimas para explorar dentro do complexo vulcânico das Sete Cidades. Por exemplo, Lagoa de Santiago na estrada ao fundo da vila. Também a Lagoa do Canário e o icónico miradouro Boca do Inferno.

TOURS RELACIONADOS | Caminhada das 1.000 lagoas
Explore muitas lagoas do complexo vulcânico das Sete Cidades connosco | Ver Mais!

Para completar um dia perfeito, que tal nadar nas termas naturais de Ferraria. Ver o pôr-do-sol nos Mosteiros também é uma grande ideia.

Vista da Boca do Inferno em Sete Cidades, outro ponto de vista icónico
Álvaro RP | Miradouro da Boca do Inferno nas Sete Cidades, outro ponto de vista icónico

Ferramentas e Apps Úteis

Por causa da altitude, a Vista do Rei pode estar nublada. Para diminuir os riscos de lá chegar e não conseguir ver nada, só nuvens, o Spotazores é uma ótima ferramenta para ver o tempo antes de ir para lá.

Se quiser ver previamente uma previsão do tempo, pode verificar o windguru. No entanto, lembre-se que as previsões meteorológicas podem estar erradas. É difícil prever o tempo muitos dias antes nos Açores.

Como alguns trilhos e pequenos caminhos não aparecem nas famosas aplicações de mapas, há uma aplicação que é muito útil nos Açores: maps.me. Lá, pode ver muitos caminhos pedestres e descobrir pontos secretos!

Parte do trilho Cumeeira Grande percorrendo toda a grande caldeira
Fernando Resendes | Parte do trilho Cumeeira Grande a percorrer toda a grande caldeira

Conclusão

Esperamos que tenha encontrado toda a informação que procurava sobre o miradouro da Vista do Rei neste artigo completo. É um lugar mágico que deve ser visitado por todos os viajantes que passam pela ilha de São Miguel, sem qualquer dúvida.

Perto da Vista do Rei, há tantas coisas para ver! Descubra o nosso artigo sobre a Ponta da Ferraria, uma excelente fonte termal no meio do oceano Atlântico que fica perto das Sete Cidades.

Aldeia de Sete Cidades vista do miradouro da Vista do Rei
David Rodrigues | Sete Cidades vista do Miradouro da Vista do Rei

Referências

Marta Gonçalves Miranda – São Miguel: o antes e depois deste incrível hotel abandonado

Notícias Idealista – Açores: antigo hotel Monte Palace reabre em 2021

Mapa

Melissa Masvaleix

Nature lover and adventure seeker, Mélissa is a French girl who landed in the Azores 3 years ago and never let go of this paradise in the Atlantic. She particularly enjoys the tranquility of the islands contrasting with the infinite outdoor experience possibilities.

View stories