• Menu
  • Menu
| Álvaro Palácios Lagoa do Fogo Açores janeiro

O tempo nos Açores em janeiro: O que vestir e fazer

Blog » Viagens » O tempo nos Açores em janeiro: O que vestir e fazer

Está a planear visitar os Açores em janeiro e perguntar-se se será a altura certa para vir? Se o tempo nos Açores em janeiro vale a pena? Bem, não há estação errada para explorar as nossas 9 belas ilhas. Os Açores são um destino incrível durante todo o ano, com cada estação oferecendo um ambiente único e beleza natural.

Cada mês é uma boa hora para vir ao nosso paraíso perdido. Os Açores são temperados mas imprevisíveis. Nunca fica muito frio e o tempo está constantemente a mudar. Dizemos que temos as quatro estações de um dia e isso é 100% verdade. Pode ser chuvoso, quente, ventoso e ensolarado no mesmo dia.

Neste artigo, diremos tudo sobre as ilhas dos Açores em janeiro. Do que fazer ao que embalar. Além disso, forneceremos uma descrição detalhada do tempo em janeiro nos Açores. Então, continua a ler!

Como está o tempo em janeiro nos Açores

Embora tenhamos o nosso famoso anticiclone (área de alta pressão) para garantir um bom tempo na Europa Ocidental e no Mediterrâneo, nem sempre temos um grande sol brilhante. Janeiro é o mês mais húmido do ano, mas não o mais frio (fevereiro). Normalmente é um pouco frio, embora as temperaturas no nosso arquipélago nunca baixem muito. O vento também pode ser bastante forte em janeiro, mas o período de tempestade habitual é entre outubro e dezembro.

Estima-se que em janeiro existam entre 16 e 19 dias de precipitação para uma média de 135 mm de precipitação.

Note-se ainda que as ilhas do oeste (Flores e Corvo) registam mais chuva e vento forte do que as ilhas centro e leste.

Melissa Masvaleix | O belo Caldeirão na ilha do Corvo com nuvens
Melissa Masvaleix | O belo Caldeirão na ilha do Corvo com nuvens

Agora que dissemos que, não se preocupe, ainda há alguns dias bons e quando chove, não dura o dia todo normalmente. Espera-se que caia apenas 7mm de chuva em cada um dos dias chuvosos, o que significa que a chuva nunca dura muito tempo. Janeiro é mais chuvoso que a primavera, mas o outono tardio também é muito chuvoso. Em média, temos 5 horas de sol em janeiro, o que é melhor que dezembro.

Sobre nuvens e vento, a cobertura mediana da nuvem para janeiro é de 41%. A velocidade do vento pode variar entre 17km/h e 24km/h. É bastante moderado em comparação com o outono tardio.

Temperaturas do Ar

Nos Açores, somos abençoados com um clima ameno. Isto significa que nunca está muito quente e nunca muito frio. Como os Açores estão no meio do oceano, não temos calor nem ondas frias. O nosso clima oceânico subtropical faz dos Açores a escapadela perfeita dos dias cinzentos e frios nos continentes americano e europeu.

Ao contrário do continente europeu, onde as temperaturas podem ser negativas, as nossas temperaturas nunca descem. A média em janeiro é de 14ºC (57ºF). A temperatura mais alta para janeiro é de 16ºC (61ºF) e a mais baixa é de 11ºC (52ºF). Em janeiro de 1989, as temperaturas nos Açores atingiram os 20ºC (68ºF), um recorde elevado para esta parte do mundo.

Pode ficar um pouco mais frio à noite, mas nunca faz geadas ou neves, a não ser no topo da Montanha do Pico, o pico mais alto de Portugal localizado na ilha do Pico.

Os Açores são uma região com elevada humidade. Em janeiro, o nível médio de humidade é de 82%. Isto é maior do que o resto do ano, embora as nossas ilhas estejam húmidas em geral durante todo o ano.

Temperaturas nos Açores
Fonte: Geeky Explorer

Temperatura da água

É possível nadar no belo Oceano Atlântico em todos os momentos nos Açores se o tempo o permitir. As temperaturas dos oceanos em janeiro são de cerca de 17ºC (63ºF). É a temperatura do mar mais fria do ano e só aquece em maio. Ainda podes ir nadar se as ondas forem simpáticas. De preferência use um fato de mergulho, mas muitas pessoas vão todos os dias à piscina em um fato de banho normal.

O vento de janeiro pode ser ótimo para surf, windsurf, vela, e muitos desportos aquáticos. Em dias calmos, você pode até desfrutar de snorkeling ou pesca de lança nas águas costeiras límpidas.

Temperaturas do mar nos Açores
Fonte: Geeky Explorer

Nascer do Sol e Horários do Pôr do Sol

Janeiro é um dos meses mais sombrios com menos horas de luz do dia, como em outros países do hemisfério norte.

O dia mais curto de janeiro é no dia 1, quando o sol nasce às 7h59 e se põe às 17h34, oferecendo 9 horas e 35 minutos de luz do dia.

Por outro lado, o dia mais longo do mês é no dia 31, com o sol a nascer às 7h49 e a fixar-se às 18h04, durante 10 horas e 15 minutos de luz do dia. Assim, o dia está gradualmente ficando 40 minutos mais longos durante janeiro.

O melhor local para assistir ao nascer do sol na ilha de São Miguel é o miradouro da Ponta da Madrugada no Nordeste. Por outro lado, para os amantes do pôr-do-sol, vá ao Mosteiros e faça um churrasco nas várias áreas de piquenique equipadas com grelhados, enquanto o sol está desaparecendo.

pôr do sol em Mosteiros
David Rodrigues | Pôr do sol em Mosteiros, ilha de São Miguel

Embora tenha apenas cerca de 10 horas de luz do dia, à noite há muitas coisas para fazer como ir às termas ou desfrutar de uma bebida no centro da cidade de Ponta Delgada.

Natureza nos Açores em janeiro

Enquanto São Miguel é chamada de ilha verde, todas as ilhas são bastante verdes, e isso é principalmente devido ao nosso clima. Na verdade, sem chuva, a vegetação e as paisagens não seriam tão lindamente brilhantes. Estima-se que nos Açores chova 188 dias por ano.

As flores também são bastante impressionantes, pois há sempre algumas cores na nossa natureza todos os meses do ano. As flores são tão abundantes que a ilha das Flores (‘flores’) foi nomeada desta forma devido às belezas naturais que crescem por todo o lado.

Em janeiro, nos Açores, os trilhos podem estar um pouco molhados e a lama pode aparecer em caminhos de terra batida. É necessário ter cuidado ao ir em uma aventura ao ar livre. Mas janeiro também é um ótimo mês para ver e fotografar arco-íris. Estão por todo o lado!

David Rodrigues | Arco-íris no lago Furnas em São Miguel, um cenário típico de janeiro nos Açores
David Rodrigues | Arco-íris no lago das Furnas em São Miguel, Açores

Sabia que na ilha de São Miguel cultivamos ananases? Pode visitar as plantações durante todo o ano. É muito interessante ver como este fruto tropical é cultivado na ilha. Temos também uma das raras plantações de chá da Europa, também visitável todos os meses do ano.

O que fazer nos Açores em janeiro

Agora podem perguntar-se se vale a pena ir aos Açores em janeiro, e a resposta é Sim! Apesar de chover, o tempo nos Açores em janeiro muda rapidamente. Então, você está pronto para fazer caminhadas e explorar a ilha o quanto quiser. E se chover na parte norte, pode sempre ir para a parte sul, por exemplo, e ter um tempo completamente diferente.

Em janeiro, pode ser muito agradável caminhar através de uma floresta, pois as árvores vão fornecer proteção contra o clima, ou também dentro das áreas montanhosas.

Pode haver nevoeiro, principalmente em altitude. A sua melhor aposta é verificar as câmaras da ilha em que está para ver se vale a pena ir ou esperar por mais um dia. Isto é especialmente verdade para muitos pontos de vista e montanhas. Todas as câmaras podem ser vistas no site SpotAzores.

David Rodrigues | Nevoeiro em Sete Cidades acima das árvores, cenário típico em janeiro nos Açores
David Rodrigues | Nevoeiro em Sete Cidades acima das árvores, cenário típico em janeiro nos Açores

Observação de baleias e golfinhos em janeiro nos Açores

Nos Açores, já vimos 28 espécies diferentes de baleias e golfinhos. Dentro desses 28, 4 são residentes das nossas costas. Isto significa que podes vê-los o ano inteiro. Os nossos residentes são:

  • os grandes cachalotes,
  • os impressionantes golfinhos de Risso,
  • os golfinhos-nariz-de-garrafa acrobáticos,
  • e os golfinhos comuns fofos.

Além da espécie residente, também é possível observar outras espécies migratórias de baleias e golfinhos. Embora não seja a melhor época para ver baleias baleares, pode acontecer às vezes vê-las fora da ‘temporada’. E não nos esqueçamos de outros animais que não são cetáceos como tartarugas, aves marinhas, peixes, raias e tubarões.

TOUR RELACIONADO
Observação de baleias e golfinhos de Ponta Delgada | Reserve agora!
David Rodrigues | Pode ver cachalotes em janeiro nos Açores
David Rodrigues | Pode ver cachalotes em janeiro nos Açores

Em janeiro, o tempo nos Açores e as condições do mar são um pouco caprichosos e os passeios podem ser cancelados devido ao vento forte, ondas fortes ou chuva. Mas se o seu tour for cancelado, vamos remarcar a sua experiência gratuitamente. Além disso, no Futurismo temos a garantia de que se você não vir nenhum cetáceo durante sua viagem conosco (baleia ou golfinho), você terá a chance de ir em outra viagem de graça! Obviamente, não podemos controlar os animais selvagens e forçá-los a vir até nós, mas não se preocupe, já que isso não acontece com tanta frequência.

Nesta altura do mês, como em qualquer época do ano, ainda é possível nadar com golfinhos selvagens e livres! O futurismo pode levá-lo a esta maravilhosa e sem crueldade no meio do Atlântico. Fornecemos o material de snorkeling e tudo o que tem que se preocupar é desfrutar desta aventura única na vida. Debaixo d’água, podes ouvi-los comunicar e vê-los a nadar à tua volta. Esta é uma ótima maneira de conhecer aqueles animais maravilhosos.

TOUR RELACIONADO
Natação com Golfinhos de Ponta Delgada |  Reserve agora!
David Rodrigues | Golfinhos comuns nadando ao largo da costa da ilha de São Miguel

Caça às fontes quentes

Janeiro é provavelmente a melhor altura para ir às fontes termais relaxantes. Na verdade, como as temperaturas são mais baixas do que a maioria dos meses do ano, nadar em águas quentes é uma grande sensação, e fica ainda melhor quando chove.

As termas estão localizadas na ilha de São Miguel, uma vez que existem 5 fontes termais na ilha verde:

O Parque Terra Nostra tem a famosa piscina amarela grande e 2 menores. A paisagem é simplesmente bonita, pois as fontes termais estão localizadas dentro de um jardim botânico.

TOUR RELACIONADO 
Van Tour para Furnas com uma parada no Terra Nostra Park hot springs | Reserve agora! 
David Rodrigues | Fontes termais do Parque Terra nostra em Furnas, perfeitas para visitar em janeiro nos Açores
David Rodrigues | Fontes termais do Parque Terra nostra em Furnas, perfeitas para visitar em janeiro nos Açores

A Caldeira Velha, na serra da Lagoa do Fogo, oferece uma experiência incrível com a sua fonte termal sob uma cascata dentro de uma selva exuberante.

TOUR RELACIONADO
Passeio de Jipe com paragem nas termas da Caldeira Velha | Reserve agora!  

Poça da Dona Beija em Furnas é ótimo para ir à noite para uma boa noite de sono após o banho rico em ferro.

Caldeiras na Ribeira Grande é a mais íntima. É menos famoso e às vezes pode ter a piscina só para si. Também está aberto à noite. Existem 2 piscinas com temperaturas diferentes para a satisfação de todos.

Por último, mas não menos importante, a Ponta da Ferraria é a mais espetacular, mas requer boas condições meteorológicas e marítimas, uma vez que é uma fonte termal dentro do oceano. A melhor altura para ir é quando a maré está baixa e não há ondas pequenas.

| Enrico Pescantini Fontes termais de Ferraria na ilha de São Miguel
Enrico Pescantini | Fontes termais de Ferraria na ilha de São Miguel

Na ilha graciosa, existem as termas de Termas do Carapacho junto ao oceano. É o melhor lugar da ilha para relaxar e desfrutar do poder da natureza nessas águas termais.

Eventos locais em janeiro nos Açores

Tal como muitos outros países, o dia 1 de janeiro é feriado. Para o Réveillon, todos os municípios organizam uma festa com fogos de artifício e música ao vivo.

Em janeiro também é possível ir ver as diferentes decorações de Natal em muitas cidades, incluindo belos berços de Natal como em Furnas ou Vila Franca, ilha de São Miguel.

A epifania no início de janeiro está relacionada com canto, alimentação e presentes, embora não sejam organizados eventos especiais além de missas em igrejas.

Janeiro também é perto do Carnaval, você pode começar a encontrar alguns alimentos especiais relacionados com este período como o delicioso Malassadas, um must-try enquanto nos Açores!

A vida noturna não para nos Açores, principalmente na ilha Terceira e na cidade de Ponta Delgada. Há muitos bares e vários clubes para ir tomar uma bebida e dançar toda a noite, durante todo o ano.

O que vestir nos Açores em janeiro

Aqui nos Açores, o tempo muda rapidamente, por isso o melhor a fazer é tomar um pouco de tudo. Uma dica importante para janeiro nos Açores é embalar várias camadas de roupas leves. O sol pode fazê-lo sentir-se quente, especialmente se estiver a andar, por isso é essencial ter outras roupas debaixo do casaco para se adaptar à diferença de temperatura.

A combinação perfeita é uma t-shirt, uma camisola polar e um casaco de chuva.

David Rodrigues | Lagoa do Fogo, ilha de São Miguel

Se você está planejando caminhar e descobrir as ilhas a pé, então um par de bons sapatos de caminhada impermeável é um must-have. As calças são preferíveis em vez de calções para visitar os Açores em janeiro. Pode ficar mais frio em altitude e na costa com mais vento do que no interior. Mas não se esqueça do seu fato de banho para as termas! Recomendamos não embalar um fato de banho branco porque a água rica em ferro pode manchar e transformá-la em laranja.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça da sua câmara!

PASSEIOS RELACIONADOS
Veja todos os nossos passeios pedestres | Clique aqui

Melhor hora para visitar os Açores

A verdade é que não há melhor altura para vir aos Açores. Tudo depende da sua ideia de férias e dos seus planos. Cada estação é especial e oferece vantagens.

Fernando Resendes | Família caminhando nas montanhas de São Miguel

Por exemplo, se você quiser passar os seus dias se bronzeado na praia e piscinas naturais, então o verão é a melhor temporada. Se o seu sonho é ver as maiores baleias do mundo no seu habitat natural, então a sua melhor hipótese é vir durante a primavera, de março a junho. Mas se você quiser desfrutar totalmente das termas, então o inverno é perfeito para relaxar em águas quentes. Para evitar a multidão mas ainda ter uma boa temperatura, a queda é um ótimo momento para vir aos Açores.

Não há grandes diferenças de temperatura durante o ano (as temperaturas médias mensais variam apenas 8,1ºC/14,6ºF). A temperatura média durante todo o ano é de 17ºC (63ºF).

Então, vamos ver cada estação em detalhe para que você possa escolher a sua melhor temporada para vir aos Açores.

Férias nas Ilhas dos Açores em janeiro, fevereiro & março (temporada de inverno)

A maior vantagem de visitar os Açores durante o inverno é que não está lotado. É a época menos movimentada do ano e muitas vezes pode ter lugares turísticos só para si.

Os preços das acomodações fora de época são mais baixos e você pode facilmente encontrar boas ofertas. Em média, para janeiro de 2019, as acomodações airbnb na ilha de São Miguel custavam cerca de 50 euros por noite, embora possa encontrar acomodações mais baratas, como alojamentos locais por cerca de 30 euros por noite. Um luxuoso quarto de hotel rondaria os 100 euros por noite em janeiro. Se você está com um orçamento, os hostels são uma ótima opção. Há também mais escolhas devido à menor procura.

Não é necessário reservar com antecedência, mas ainda é recomendado para atividades e restaurantes.

Além disso, o inverno é o momento para o Carnaval, uma época feliz do ano com dança, canto e celebração de todos vestidos nas ruas.

Outros meses podem ser mais quentes e ensolarados, mas janeiro é um ótimo momento para orçamentos apertados, mas também para escapadas de última hora. Além disso, o momento perfeito para relaxar em termas é definitivamente o inverno.

David Rodrigues | Neve na Montanha do Pico - janeiro nos Açores
David Rodrigues | Neve na Montanha do Pico

Férias nas Ilhas dos Açores em abril, maio & junho (primavera)

A primavera dá às ilhas um clima suave e agradável. As flores começam a florescer e a colorir os lados das estradas. O maior festival religioso dos Açores – Santo Cristo – realiza-se no final de maio. Este é um momento em que os açorianos de todas as ilhas, bem como muitos viajantes de todo o mundo, se reúnem em São Miguel e celebram.

Além disso, a primavera é a melhor altura para ver as maiores baleias do mundo, como baleias azuis, baleias-comum e baleias-sei, enquanto passam pelo nosso arquipélago durante a sua migração anual. De março a junho, há geralmente as maiores hipóteses de ver aqueles gigantes marinhos, embora vejamos baleias durante todo o ano.

Junho já pode ser muito quente em termos de temperaturas e há cada vez mais pessoas na praia. Hortensias começam a florescer, tornando todas as paisagens azuis.

Melissa Masvaleix | Hortensias na Praia dos Moinhos na ilha de São Miguel
Melissa Masvaleix | Hortensias na Praia dos Moinhos na ilha de São Miguel

Férias nas Ilhas dos Açores em julho, agosto & setembro (Temporada de verão)

Melissa Masvaleix | Baía de São Lourenço na ilha de Santa Maria
Melissa Masvaleix | Baía de São Lourenço na ilha de Santa Maria

De junho a setembro, é a época mais ensolarada e quente do ano. Visitar os Açores durante o verão significa as maiores probabilidades de bom tempo. Mas durante o verão, há mais viajantes nas ilhas. Os spots populares podem ficar um pouco lotados, por isso, se desejar visitar as famosas paisagens dos Açores durante o verão, lembre-se que provavelmente não estará sozinho lá. Julho e agosto são os meses mais movimentados.

Junho e setembro não estão tão cheios como julho e agosto, e ainda é agradável em termos de temperaturas para desfrutar de aventuras ao ar livre.

Além disso, devido à humidade elevada nas nossas ilhas, as temperaturas podem sentir-se mais quentes. Agosto é, na verdade, o mês mais quente (22ºC/72ºF). No entanto, as temperaturas são ainda mais baixas do que na maioria dos países do continente europeu.

O calor pode dificultar a apreciação das termas. Mas a praia é o lugar para se estar em dias quentes. As temperaturas da água são de cerca de 22ºC (72ºF) em julho e 23ºC (73ºF) em agosto e setembro. É a temperatura perfeita para nadar no Atlântico aquecida pela Corrente do Golfo.

Álvaro Palácios | Snorkeling no ilhéu de Vila Franca

As grandes vantagens de visitar os Açores no verão são que os dias são mais longos, há mais horas de sol (9) e é mais logísticamente prático. Por exemplo, há mais ligações de barcos entre as ilhas centrais, e também mais voos de mais países.

Também no verão, há mais festivais de música e cultura como as populares Sanjoaninas na ilha Terceira, Maré de agosto em Santa Maria, Monte Verde em São Miguel, e muitos outros. A vida noturna também pode ser mais ativa durante esta época do ano.

Férias nas Ilhas dos Açores em outubro, novembro & dezembro (Temporada de outono)

O outono é geralmente a época de furacões nos Açores, principalmente no final de setembro e durante todo o mês de outubro. A última grande tempestade foi o furacão Lorenzo, no início de outubro de 2019. Destruiu por completo o porto das Lajes das Flores e provocou grandes estragos em todo o lado por onde passou.

Nesta época do ano, o tempo é o mais instável. Mas as temperaturas ainda são agradáveis para desfrutar de muitas atividades ao ar livre. Não está tão cheio como o verão, mas ainda há muitos viajantes em comparação com o inverno.

Fernando Resendes | Um passeio no Vale das Furnas no outono
Fernando Resendes | Um passeio no Vale das Furnas no outono

Ferramentas e Apps Úteis

SpotAzores é onde você pode ver as câmaras em todas as ilhas dos Açores. Permite-lhe ver o tempo e decidir para onde ir para desfrutar do bom tempo nos Açores em janeiro e excelentes vistas.

Windguru trabalha muito bem para ver o vento, nuvens e ondas previstas, assim como chuva. Pode ser muito preciso, mas lembre-se que o tempo muda muito rapidamente aqui.

Conclusão

Ao concluir este artigo sobre o tempo em janeiro nos Açores, esperamos que tenha encontrado toda a informação necessária para organizar a sua viagem ao paraíso no Atlântico.

O segredo para desfrutar dos Açores é não deixar que o tempo dite os seus planos. À medida que o tempo muda rapidamente, mesmo que chova de manhã, não significa que o seu dia esteja arruinado.

Além disso, há alguns microclimas ao redor das ilhas. Pode ser menos nublado nas costas do que no interior, embora as regiões montanhosas ofereçam abrigo do vento.

Então, venha desfrutar dos Açores da melhor forma com o Futurismo em qualquer época do ano. Estaremos lá para lhe mostrar a beleza das nossas ilhas todos os meses.

Referências

Climates to Travel – Climate Azores

Hikers Bay – Azores weather Weather in Azores, Portugal in January 2021. Travel guide and advices. Read an overview of the climate

Geeky Explorer – Azores Climate

Holiday Weather – Ponta Delgada Weather January Averages, Azores

Travel Honey – Guide to Azores Weather in January: Everything You Need to Know!

The Best Time to Visit – Azores, weather in January: Climate and travel budget

Vídeo

Lonely Planet | Quando ir aos Açores

Mapa

Melissa Masvaleix

Nature lover and adventure seeker, Mélissa is a French girl who landed in the Azores 3 years ago and never let go of this paradise in the Atlantic. She particularly enjoys the tranquility of the islands contrasting with the infinite outdoor experience possibilities.

View stories