• Menu
  • Menu

Covid-19 Portugal: a situação nos Açores

Blog » Viagens » Covid-19 Portugal: a situação nos Açores

Os Açores foram eleitos o destino mais seguro da Europa em 2021 pela European Best Destinations, bem como o melhor destino para observação de baleias e golfinhos. O arquipélago dos Açores recebeu também o Selo Safe Travels do World Travel & Tourism Council. E o Aeroporto de Ponta Delgada foi distinguido pelo ACI Europe, Organização Internacional de Aeroportos, como “Best Airport” e “Best Hygiene Measures”.

Na Futurismo está aberta a nossa loja na marina de Ponta Delgada e podem reservar a vossa viagem de sonho para ver baleias e golfinhos ou natação com golfinhos em São Miguel. Também estamos a fazer passeios em terra para pequenos grupos, seguindo todas as medidas de segurança.

Apresentamos neste artigo tudo o que precisa saber sobre a situação da Covid-19 nos Açores. Semanalmente atualizamos os casos ativos, confirmados e recuperados nas nove ilhas dos Açores. Se pretende viajar para os Açores, saiba quais são as recomendações sobre a Covid-19 e as informações sobre os voos dos Açores. Acompanhe aqui todas as atualizações!

David Rodrigues | Arco iris na lagoa das Furnas

Covid 19 nos Açores: no geral

Neste momento, nos Açores há 2 213 casos ativos positivos (-521 do que na semana passada).

Viagens para os Açores

  • A partir de agora passa a ser exigido certificado digital apenas a passageiros estrangeiros, nas viagens internacionais, que entrem pelos aeroportos e portos dos Açores.
  • Os passageiros que vêm de Portugal Continental já não precisam de apresentar certificado digital, nem de fazer teste à Covid.

Viagens internacionais para Portugal

  • Passageiros provenientes da UE precisam de apresentar o certificado digital para entrar em Portugal Continental
  • Passageiros provenientes fora da UE, devem ter um certificado digital de vacinação reconhecido como equivalente ao Certificado Digital COVID da UE

Todas as ilhas dos Açores estão agora em situação de alerta.

Quais são as regras de segurança ao viajar para os Açores?

  • Uso obrigatório de máscara durante os voos e outros transportes públicos
  • Já não há limitação de grupos em áreas públicas e em restaurantes;
  • Pode acompanhar as atualizações em https://destinoseguro.azores.gov.pt.

Medidas nos Açores

  • O uso de máscaras ou viseiras deixa de ser obrigatório nos Açores, à semelhança do que já acontece em Portugal Continental. A exceção aplica-se apenas em lares, serviços de saúde e transportes públicos
  • Já não há limites de lotação em estabelecimentos e outros locais abertos ao público
  • Deixa também de ser exigido teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas
David Rodrigues | Turista a explorar as maravilhas deste arquipélago

Para os casos positivos nas ilhas dos Açores:

  • Mesmo com a vacinação completa a pessoa fica em isolamento profilático durante 5 dias. “Os casos positivos passam a ter cinco dias de isolamento e se não apresentarem sintomatologia, durante esses cinco dias, ou mesmo no final dos cinco dias, deixam de fazer isolamento”, esclareceu o secretário regional da saúde.

Para fazer testes à Covid gratuitos

A partir de 1 de junho, apenas as pessoas sintomáticas e/ou com autoteste realizado com resultado positivo, deverão preencher o questionário que se encontra no link abaixo e depois recebem um código de validação para a realização de um teste gratuito nas entidades convencionadas.
https://saude.azores.gov.pt/reporte?fbclid=IwAR2pwYuBzZp6vo96-oCKhMrrHDZpHgDuUzJVOA3Pu1a275ncsBQJEwvQGi0
Em alternativa, podem contactar a Linha Saúde Açores 808246024, recomendando-se, sempre que possível, a opção pelos meios digitais, para uma resposta mais rápida.
Ou ir a uma farmácia e fazer o teste no valor de 25€.

Dados sobre o Covid-19 nos Açores

O Governo Regional dos Açores informou que 92.2% dos açorianos têm vacinação completa.

Exceções à apresentação obrigatória do teste:
Passageiros com 12 anos ou menos. Verifique outras exceções.

  • Casos Ativos: 2 213 (-521 do que na semana passada)
  • Óbitos: 117

Viajar para os Açores

Veja quais são as mudanças em relação à certificação digital de vacinação e outras medidas de segurança.

Quero viajar para os Açores, o que devo fazer?

(informação atualizada e integral de acordo com comunicados do Governo dos Açores, azores covid19 https://destinoseguro.azores.gov.pt/)

voos diários de Lisboa e do Porto, e novos voos diretos previstos para este ano. A United Airlines, por exemplo, começa as ligações semanais entre Nova Iorque e Ponta Delgada este mês de maio até final de setembro.

Futurismo Azores Adventures | Avião a aterrar na Ilha do Faial com a majestosa montanha do Pico ao fundo

O que estamos a fazer na Futurismo e quais os próximos passos?

Atualmente, estamos a operar a partir do porto de Ponta Delgada. Os nossos Tours em terra de dia Inteiro e meio dia também estão a funcionar com capacidade limitada, cumprindo todos os procedimentos de segurança e higiene na ilha de São Miguel.

Na Futurismo, temos um Manual de Procedimentos de Saúde e Segurança, garantindo assim conforto a todos. Somos também certificados com o selo Clean & Safe do Turismo de Portugal e seguimos os Protocolos e Orientações de Segurança da Adventure Travel Trade Association.

Adotamos medidas de restrição e diminuição do uso de diversos equipamentos para aumentar o distanciamento físico, preservando sempre as emoções!

Estamos a preparar novas ofertas e produtos e também a rever todos os nossos passeios em terra para ver o que pode ser melhorado. A nossa prioridade é dar segurança a todos aqueles que escolhem a Futurismo. Estamos 100% preparados para o receber!

Sandrina Rodrigues