• Menu
  • Menu
Mónica Jardim

Algar do Carvão: Dentro de um Vulcão nos Açores

Blog » Viagens » Algar do Carvão: Dentro de um Vulcão nos Açores

Imagine que poderia visitar o interior de um vulcão. “Impossível!”, pode pensar. Bem, nos Açores, tudo é possível. Na verdade, o Algar do Carvão, na ilha Terceira, proporciona uma experiência única na vida com a sua cratera aberta.

Neste post, vamos aprender tudo o que precisa de saber sobre a fascinante caverna. Atar os seus sapatos de passeio e vamos nesta aventura única!

O que é Algar do Carvão

Algar do Carvão é uma chaminé vulcânica de 90 metros de profundidade no grupo central de ilhas do arquipélago dos Açores. Foi formado há cerca de 3.200 anos devido a várias erupções.

🧭 Recomended Tours  Workshops de Fotografia com Bruno Ázera. Saiba mais!

Hoje em dia, o Algar do Carvão é um destaque turístico a não perder quando visitar a Terceira. Durante todo o ano, muitos viajantes de todo o mundo aventuram-se dentro das profundezas da terra a partir desta gruta reconhecida como Monumento Natural Regional.

Geologia e Vulcanologia

A gruta foi criada depois do magma ter drenado da chaminé que corria de volta para a câmara. A primeira grande erupção que leva a Algar do Carvão é conhecida como Pico Alto. Ocorreu a norte do complexo vulcânico Guilherme Moniz e espalhou lava para longe.

Mas mais tarde, uma erupção basáltica criou o vulcão estrônovalian Pico do Carvão e o atual Algar como o conhecemos hoje, incluindo a área do lago.

🛈Sabia que | Os investigadores encontraram um fóssil e estimaram que tenha aproximadamente 2.148 anos.  
Mónica Jardim | É impossível não ficar espantado por estar dentro de um vulcão, literalmente. Algar do Carvão
Mónica Jardim | É impossível não ficar espantado por estar dentro de um vulcão, literalmente.

Algar do Carvão é uma verdadeira maravilha geológica. Graças à sua singularidade, ganhou fama científica internacional e é hoje um significativo Geosite do Geopark dos Açores.

📚 Artigos de viagem semelhantes
- Caldeira Velha: O Monumento Natural a visitar nos Açores
- Ilhéu de Vila Franca: O Anel da Princesa Idílica
- Lagoa do Congro: O País das Maravilhas Verdes nos Açores
- Lagoa do Fogo: Um dos lagos mais pitorescos dos Açores
- Palácio do Monte: A História do Hotel Abandonado na Ilha de São Miguel, Açores
- Ponta da Ferraria: O Guia de Visitantes Final
- Ribeira dos Caldeirões: Uma fuga remota da natureza acessível a todos
- Vista do Rei, Sete Cidades: miradouro icónico nos Açores

História & Geografia

Em 1893, entraram na gruta os primeiros exploradores Cândido Corvelo e José Luís Sequeira. Então, em 1934, Didier Couto foi o único a criar o perfil de Algar do Carvão. Naquela época, a única maneira de explorá-la era usar uma corda.

🧭 Tour Recomendado  2 day Photo Workshop na Terceira com Bruno Ázera. Saiba mais!

As descidas organizadas à gruta só começaram em 1963, graças à associação ainda responsável por este local: Os Montanheiros(os Montanheiros). Este grupo de entusiastas locais revelou a beleza do Algar do Carvão ao mundo e começou a construção para facilitar o acesso e explorar plenamente a gruta.

Como precisaria de um dia inteiro para visitar a gruta nessa altura, decidiram abrir um túnel de 44 metros de comprimento em 1966 e construir a atual escadaria de 300 metros de comprimento em 1977.

Este monumento natural situa-se na zona central da Terceira, dentro dos grandes vulcões que formaram a ilha. A área total de Algar do Carvão é de 40,5 hectares.

Bruno Ázera | Uma foto fantástica que detalha a forma desta chaminé vulcânica. Algar do Carvão
Bruno Ázera | Uma foto fantástica que detalha a forma desta chaminé vulcânica

Cultura e Festividades

Representando um grande palco natural perfeito para ecoar música, Algar do Carvão já acolheu vários concertos ao vivo de bandas populares nacionais. Por exemplo, em 2017, o grupo Fado Preto Fado Branco apresentou belas canções tradicionais de fado.

INFORMAÇÃO RELEVANTE
 Covid-19 nos Açores: Casos, estatísticas, regras e restrições | Ler Mais

Algar do Carvão não só acolheu eventos musicais mas também culturais e religiosos como a celebração da Eucaristia. Este lugar também atrai muitos repórteres de TV para documentários.

Fauna & Flora

Algar do Carvão parece um pouco hostil para qualquer vida ser possível lá, mas você pode realmente ver muitas aves se olhar de perto. Principalmente à noite, é possível detetar pardais, melros e chaffinches comuns. De tempos a tempos também se podem ver coelhos que caíram da borda da cratera, e, claro, muitos artrópodes (insetos).

Em termos de flora, a caverna mostra uma abundância de vegetação nas paredes verdes da cratera. Entre as plantas, você pode encontrar azevinho macaronésio, Erica azorica, laio dos Açores, mirtilo dos Açores, e fetos. Há também hera, carex, brownwort, e muitos tipos de musgos e hepáticos. Mais abaixo, apenas alguns fetos, Bryophyta, e diatomáceas estão sobrevivendo à escuridão.

Álvaro RP | O topo da chaminé do vulcão está agora totalmente coberto pela flora. Algar do Carvão
Álvaro RP | O topo da chaminé do vulcão está agora totalmente coberto pela flora
🐳 Atividade recomendada observação de baleias nos Açores. Verifique tours!

O que fazer no Algar do Carvão

Pode visitar Algar do Carvão durante todo o ano durante cerca de 30 minutos de exploração. É definitivamente algo a acrescentar às suas imperdíveis na ilha Terceira. Hoje em dia, há luz e um caminho indicado para uma visita segura.

Há um número máximo de 150 pessoas de cada vez dentro da gruta mas não há necessidade de reservar com antecedência, você pode simplesmente ir à entrada e comprar seu bilhete lá.

Entre na caverna

Álvaro RP | Turistas que andam pelo Algar do Carvão
Álvaro RP | Turistas que andam pelo Algar do Carvão

Quando entrar no centro de visitantes, descerá as escadas e atravessará o túnel até ao interior de Algar do Carvão. Existem 338 degraus no total ligando as diferentes varandas. O chão é de concreto por isso é uma caminhada fácil.

A chaminé oferece a única luz natural dentro da caverna. É o local perfeito para tirar belas fotos da famosa cratera coberta de vegetação.

Explore o interior do Algar do Carvão

Bem-vindos ao país das maravilhas subterrâneas! Dentro de Algar do Carvão, é como andar noutro planeta. Nada se parece com o nosso mundo. Há estalactites impressionantes, que são evidências da erupção que deu origem à gruta.

Se continuar em linha reta, encontrará o ‘Boca dos Enganos’, um beco sem saída. Existem também algumas áreas de acesso restritos para fins de investigação e preservação.

Olhe ao redor e encontre as magníficas paredes esbranquiças com algumas veias vermelhas. As rochas são ricas em minerais de sílica e félica, e você também pode ver algumas camadas de basalto.

Vá para o lago.

jwhatx | Foto do lago no fundo do Algar do Carvão
jwhatx | Foto do lago no fundo do Algar do Carvão

No fundo da chaminé de 90 metros de profundidade encontra-se um lago com águas cristalinas. O lago está maioritariamente cheio de água da chuva, por isso a profundidade varia de acordo com as estações do ano. Pode ir até 15 metros de profundidade, 400 metros quadrados de diâmetro. Durante anos com pouca chuva, o lago pode estar quase seco.

Os investigadores uma vez encontraram um fóssil perfeitamente preservado de uma ave marinha coberta de sílica no fundo do lago. Em Algar do Carvão, o lago é bonito. Mas só se pode vê-lo à distância. Note que é proibido nadar no lago.

De volta ao centro de visitantes

Depois de visitar todas as partes da gruta, agora é hora de voltar ao centro de visitantes. Olhe ao redor uma última vez e suba os 80 metros de elevação.

O centro é bastante pequeno, mas existe atualmente um projeto de construção para um novo centro com um orçamento de 1,5 milhões de euros. Será muito maior – 900 metros quadrados – com foco em exposições educativas para sensibilizar para este importante tesouro natural.

Melhor hora para visitar Algar do Carvão

Pode visitar o Algar do Carvão todos os meses do ano. Mas há algumas diferenças significativas que precisa de saber para escolher o momento certo para ir explorar a gruta.

PODE INTERESSAR-LHE
O tempo nos Açores em janeiro
O tempo nos Açores em fevereiro
O tempo nos Açores em março
O Tempo nos Açores em abril
O tempo nos Açores em maio

Melhor época

Na estação mais baixa, a gruta só está aberta em alguns dias da semana. Se estiver a chegar apenas alguns dias à Terceira, certifique-se de que o Algar do Carvão está aberto durante a sua estadia (consulte a secção de horas de funcionamento abaixo).

Então, para maior flexibilidade, o verão é a melhor temporada. Mas no verão, a caverna pode ficar um pouco cheia, pois há mais turistas do que nas outras estações.

A melhor hora do dia

Se você quer ter o lugar para si ou com algumas pessoas, a melhor coisa a fazer é dar a volta na hora de abertura. Quão incrível pode ser passear dentro de um vulcão sozinho?

Para a maior luz, por volta das 12:00 é provavelmente a sua melhor aposta. No entanto, quando o sol desce, a luz dourada cria uma atmosfera única.

Planeje a sua visita a Algar do Carvão

Nesta parte, veremos informações úteis para passar um bom tempo e desfrutar de cada pedaço de Algar do Carvão. Continue a ler para as melhores dicas.

Como chegar a Algar do Carvão

A gruta vulcânica de Algar do Carvão, a 640m de altitude, fica no meio da ilha Terceira. Pertence à freguesia de Porto Judeu, a 12km da cidade de Angra do Heroísmo para norte.

O acesso é relativamente fácil e bem indicado. No entanto, precisa de um carro para lá chegar, uma vez que não há transporte público que o leve a Algar do Carvão. Então, a sua melhor aposta é alugar um carro, fazer uma visita guiada ou apanhar um táxi.

Se você estiver viajando com crianças ou pessoas mais velhas

A visita a Algar do Carvão não é recomendada para bebés ou crianças de colo, de acordo com o seu site oficial. Além disso, não recomendam mulheres grávidas numa fase avançada da gravidez para entrar na gruta.

Se estiver a viajar com alguém com limitações físicas, deve notificar a receção quando chegar, antes de entrar na gruta.

O que trazer

Como o piso dentro do Algar do Carvão está sempre molhado, é altamente recomendado usar sapatos adequados como botas de passeio ou sapatilhas, bem como uma capa de chuva.

Sabia que | A temperatura média dentro da gruta é de 12 a 13ºC, por isso está bastante fria. Traga roupas apropriadas para mantê-lo aquecido.  

Preços e Horas de Funcionamento do Algar do Carvão

Sereiazores | Uma foto detalhada de uma das espécies da fauna que vai encontrar em Algar do Carvão
sereiazores | Uma foto detalhada de uma das espécies da fauna que vai encontrar em Algar do Carvão

Preços dos bilhetes para Algar do Carvão em 2022:

  • Adultos (a partir dos 12 anos) – 8 euros
  • Crianças – gratuitas (devem ser acompanhadas por um adulto).
  • Detentores do Cartão Europeu da Juventude – 6 euros.

A partir de 1 de janeiro de 2023, o preço vai mudar devido ao aumento do preço do combustível, uma vez que a eletricidade no interior da gruta funciona com geradores que funcionam a combustível.

  • Adultos – 10 euros
  • Detentores de Cartão Europeu para a Juventude – 8 euros

É importante notar que não há reservas. Algar do Carvão trabalha num sistema de primeiro a chegar.

Horário de abertura para Algar do Carvão em 2022:

  • 1 de janeiro a 31 de março: terças, quartas, sextas e sábados – 14h30 – 17h00
  • 1 de abril – 31 de maio: todos os dias – 14h30 – 17h30
  • 1 de junho a 30 de setembro: todos os dias – 14h00 – 18h00
  • 1 de outubro a 31 de dezembro: terças, quartas, sextas e sábados – 14h30 – 17h00

Note que a gruta está fechada nos dias 1 de janeiro, carnaval, e 1 de dezembro, 24, 25 e 31 de dezembro. As horas são limitadas para preservar o ecossistema o máximo possível. Desta forma, o número de horas com luz artificial que afeta a fauna e a flora, bem como as formações geológicas no seu interior, pode ser reduzido.

Mais informações estão no site oficial.

Onde comer perto do Algar do Carvão

Se precisa de um lugar para comer perto de Algar do Carvão, clique aqui. Neste link, você encontrará os 10 melhores restaurantes no Tripadvisor.

Ferramentas e Apps Úteis

Para verificar a previsão meteorológica para os próximos dias, use ventoso ou windguru, são os locais mais precisos. No entanto, aqui nos Açores, vai aprender que o tempo muda muito rapidamente.

Onde ficar perto de Algar do Carvão

Para facilitar a sua vida, já filtramos a pesquisa em:

Dicas Pro para Algar do Carvão

Na receção do Algar do Carvão, certifique-se de que tem algum dinheiro, uma vez que a rede móvel é instável e pode afetar os pagamentos com cartão.

Uma coisa muito importante a lembrar é que a recolha de amostras geológicas é proibida. Só tira fotografias. Por falar em fotos, os tripés não são permitidos dentro da gruta.

O que fazer em torno de Algar do Carvão

Depois de visitar a gruta, vamos ver o que há por perto para manter um grande dia na ilha Terceira.

Visita Gruta do Natal

Pulga no Passaporte | Tal como em Algar do Carvão, encontrará muitas espécies de flora dentro da maravilhosa Gruta do Natal
Pulga no Passaporte | Tal como em Algar do Carvão, encontrará muitas espécies de flora dentro da maravilhosa Gruta do Natal

Ao visitar Algar do Carvão, é possível comprar um bilhete combo para também explorar a Gruta do Natal se traduzido literalmente). Em 2022, o bilhete duplo custa 12 euros por adulto, a partir de 1 de janeiro de 2023 será de 15 euros, para as 2 grutas.

Cada caverna é completamente diferente e ambas valem uma visita. Enquanto a Gruta do Natal é menor, a visita é um pouco mais longa. Na verdade, terá um briefing na receção e receberá um capacete para entrar na gruta.

No interior, há duas escadas e você pode andar no chão original, não em concreto. O acesso é um pouco mais difícil, mas proporciona uma grande experiência mais próxima da natureza.

Caminhe por Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo é a maior cidade da Terceira com 10.000 habitantes. Caracteriza-se pela famosa península verde do Monte Brasil logo atrás da cidade, e também pelas suas encantadoras ruas estreitas e casas coloridas.

Angra foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1983. É tão bom passear e aprender mais sobre a sua rica história através de monumentos e museus.

Entre os museus, se quiser saber mais sobre a geologia e vulcanologia da ilha, não se esqueça de visitar o Museu Vulcânico, propriedade da associação Montanheiros.

Relaxe nas Piscinas Naturais Biscoitos

João Santos | Um drone incrível atirou sobre as piscinas naturais dos Biscoitos. Algar do Carvão
João Santos | Incrível drone baleado sobre as piscinas naturais biscoitos

As piscinas naturais de Biscoitos, costa norte da ilha Terceira, são o local perfeito para colocar a sua toalha e desfrutar do sol. Os locais e os viajantes adoram lá estar.

Há várias piscinas para nadar, snorkel, e até alguns pontos para saltar das rochas vulcânicas. A água cristalina é boa para nadar durante todo o ano, sendo os meses mais quentes agosto e setembro.

Paragem no miradouro da Serra do Cume

Bruno Ázera | O miradouro da Serra do Cume é um dos pontos fotográficos mais famosos da ilha Terceira
Bruno Ázera | O miradouro da Serra do Cume é um dos pontos fotográficos mais famosos da ilha Terceira

A Serra do Cume é provavelmente o miradouro mais famoso da Terceira, e um dos mais famosos de todo o arquipélago dos Açores.

A partir daí, você pode ver uma boa parte da ilha e do oceano. Não se esqueça de tirar fotos da plataforma de madeira com vista para os campos verdejantes, típicos dos Açores.

Vídeo

Informação Complementar

Agenda Cultural na Ilha Terceira

A ilha Terceira tem muitos eventos culturais para oferecer durante todo o ano. Pode consultar a lista completa de eventos no seguinte link. Veja a Agenda!

Como chegar à ilha Terceira

Há muitas maneiras diferentes que os viajantes podem chegar à ilha Terceira de avião. Os principais pontos de entrada são via Lisboa, Porto (no continente) e Ponta Delgada (ilha de São Miguel), mas já existem muitas rotas diretas.

A melhor maneira de encontrar um voo que funcione para si é usar um motor de busca de voo como o eDreams ou o Skyscanner. Como já deve saber, estes sites permitem comparar preços e horários de várias companhias aéreas num só local.

Assim que encontrares um voo que funcione para ti, tudo o que precisas de fazer é reservar! E então, em poucas horas, estará a caminho de um dos mais belos arquipélagos do mundo.

Conclusão

Algar do Carvão, uma reserva protegida desde 1987, recebe milhares de visitantes todos os anos, de todo o mundo. É, de facto, a gruta mais visitada dos Açores, com 60 mil inscrições em 2019.

Se este lugar mágico não estava na sua lista de lugares para visitar na Terceira, você definitivamente precisa adicioná-lo agora.

Galeria de Imagens

Referências

Associação os Montanheiros – Algar do Carvão

Explore Terceira – Algar do Carvão

By Açores – Gruta do Algar do Carvão – Ilha Terceira

National Geographic Portugal – Algar do carvão, viagem às entranhas da Terra na ilha Terceira

Férias em Portugal – Algar do Carvão, Ilha Terceira

Quilómetros que contam – Ilha Terceira: em torno do Algar do Carvão

Melissa Masvaleix

Nature lover and adventure seeker, Mélissa is a French girl who landed in the Azores 3 years ago and never let go of this paradise in the Atlantic. She particularly enjoys the tranquility of the islands contrasting with the infinite outdoor experience possibilities.

View stories