Ao visitar a ilha de São Miguel nos Açores, não se esqueça de visitar o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões. Este parque natural é uma paragem obrigatória para todos os visitantes.
Exibe belas paisagens e oferece uma ótima oportunidade para um passeio relaxante rodeado de natureza espetacular. Uma paisagem maravilhosa para fotos!
Entre grandes quedas de água e vegetação única, este é o lugar perfeito para passar um dia tranquilo longe da cidade. Mas também há opções para os visitantes mais aventureiros!
Neste artigo, veremos tudo sobre este lugar mágico numa das partes mais remotas e floridas da ilha.
O Que é a Ribeira dos Caldeirões?

O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões é uma área protegida incluída na Zona Especial Protegida do Pico da Vara e da Ribeira do Guilherme.
É um parque familiar com natureza interessante. Se seguir o rio que passa pelo parque, vai encontrar belas cascatas. Todos os caminhos têm vistas fascinantes e elementos para ver.
Existe uma grande variedade de flora macaronésia na Ribeira dos Caldeirões, além da floresta laurissilva. Entre a vegetação exuberante, os mais presentes são os fetos, criptomérias e grandes arbustos de hortênsias (no verão).
SABIA QUE... As cascatas, a ribeira e a lagoa são responsáveis pelo abastecimento de água da maior parte do parque da Ribeira dos Caldeirões.
Além da flores e árvores, se olhar para cima, poderá ter a sorte de encontrar um Priolo, uma das espécies de aves mais ameaçadas da Europa, que só existe neste lugar, a leste da ilha de São Miguel.
O Que Fazer na Ribeira dos Caldeirões?

O parque oferece muitas atividades para todas as idades e gostos. Além disso, se desejar passar mais tempo nesta zona, há alojamentos disponíveis nas típicas casas de campo.
A entrada para o parque é totalmente gratuita, e há um estacionamento também ele gratuito. Dentro do parque da Ribeira dos Caldeirões, existe um café, uma loja de souvenirs, um centro de artesanato, e até um espaço infantil.
Veja as Cascatas
Existem várias cascatas na Ribeira dos Caldeirões. Quando chegar ao estacionamento, vai conseguir ver a maior e a cascata mais famosa – conhecida como o véu da noiva do outro lado da rua. É a primeira coisa que se vê quando chega. Esta é definitivamente a principal atração do parque. Há um pequeno caminho à volta para tirar magníficas fotos.
A entrada no parque fica do mesmo lado da estrada junto ao estacionamento. Se seguir o caminho até à ribeira, vai encontrar várias quedas de água.

Experimente Fazer Canyoning na Ribeira dos Caldeirões
Fazer canyoning nos Açores está a tornar-se uma experiência popular. Esta atividade ao ar livre não é para todos! Prepare-se para saltar de cascatas para lagoas e deslizar sobre as rochas.
Podemos reservar a sua experiência perfeita de canyoning na Ribeira dos Caldeirões com um guia profissional e todo o equipamento necessário para um dia cheio de adrenalina.
TOUR RECOMENDADO RIBEIRA DOS CALDEIRÕES Cascatas na ilha de São Miguel. Reserve agora!

Faça Um Piquenique e Prove o Gelado Açoriano
O parque tem uma zona de piquenique para que os visitantes possam desfrutar de um bom momento ao ar livre, rodeado de vegetação e levar o que mais lhe apetecer comer! Há mesas de piquenique, grelhas, um snack-bar e casas de banho – condições perfeitas para passar tempo com a família e amigos.
O parque, que é bastante calmo, embora no verão possa haver mais gente, mas se for cedo para conseguir uma mesa, pode perfeitamente desfrutar da sua refeição ao som da ribeira.
INSPIRE-SE Caldeira Velha: O Monumento Natural que deve visitar nos Açores
No café, não perca a oportunidade de comprar um gelado feito com leite de vacas felizes dos Açores. Há vários sabores e são todos deliciosos!

Visite o Museu ao ar Livre e os Moinhos de Água
No interior do parque, existem cinco moinhos de água antigos, três deles classificados como Edifícios de Interesse Público com grande valor histórico nos Açores. Foram construídos no século XVI e sustentaram muitas famílias açorianas ao longo do tempo.
INFORMAÇÃO RELEVANTE Covid-19 nos Açores: Casos, estatísticas, regras e restrições | Ler Mais
Um dos moinhos foi transformado em museu etnográfico, mas há outro ainda a trabalhar. Pode ver como a farinha de milho se transforma e aprender mais sobre todo o processo.
As casas dos moleiros trazem-nos de volta aos velhos tempos. São agora uma loja de artesanato, um alojamento e também há um café.

Melhor Hora Para Visitar a Ribeira dos Caldeirões
Quando é a melhor altura para visitar a Ribeira dos Caldeirões? Vamos ver juntos a diferença entre as estações do ano e a melhor altura do dia para usufruir de um ótimo momento no parque natural.
INSPIRE-SE Lagoa do Fogo: Uma das lagoas mais pitorescas dos Açores
Melhor Época do Ano

No verão, há uma maior probabilidade de ter um dia ensolarado e quente nos Açores. Como gostamos de dizer, temos as quatro estações num só dia. Mesmo que as nuvens comecem a aparecer e o vento a aumentar, não perca a esperança. A probabilidade é que o sol esteja a cinco minutos!
INSPIRE-SE Monte Palace: A História do Hotel Abandonado na Ilha de São Miguel, Açores
É possível visitar a Ribeira dos Caldeirões durante todo o ano. No verão, pode ver as belas hortênsias a florescer em todo o parque. No inverno as cascatas têm mais água, mas durante todo o ano, as cascatas são sempre lindas!

A Melhor Hora do Dia
Se está a pensar visitar os Açores entre junho e setembro, então recomendamos que passe pelos pontos turísticos ao início da manhã ou no final da tarde para evitar muitos visitantes. O estacionamento fica cheio rapidamente porque não é muito grande.
Pode aproveitar para conhecer a zona do Nordeste, ver o nascer do sol que é uma experiência maravilhosa, mas nem todas as manhãs acordam com céu limpo, por isso, é sempre uma surpresa! E depois ir à Ribeira dos Caldeirões fazer um belo passeio.

Planeie a Sua Visita à Ribeira dos Caldeirões
Agora vamos planear a sua visita ao parque natural da Ribeira dos Caldeirões. Mostramos a localização e as diferentes formas de lá chegar.
Como Chegar à Ribeira dos Caldeirões
A Ribeira dos Caldeirões situa-se na Estrada Regional na Achada, Nordeste – Ilha de São Miguel. Quando se dirige para o Nordeste ao longo da costa Norte, verá algumas placas para o parque depois de passar pela aldeia Achadinha.
O parque pertence a uma área protegida dentro da serra da Tronqueira onde se situa a ribeira do Guilherme.

Para visitar esta maravilha da natureza pode ir de carro ou se procura uma experiência sem preocupações, um dos nossos guias pode levá-lo a bordo de uma carrinha confortável e explicar-lhe tudo sobre a ilha, principalmente sobre a zona do Nordeste que é considerada a 10ª ilha dos Açores por ter características tão singulares.
TOUR RECOMENDADO Passeio ao Nordeste. Reserve agora!
Dicas
A primeira dica que lhe podemos dar é chegar ao local cedo e ter o lugar quase só para si. É muito melhor dar um passeio pelo parque quase vazio para quem gosta de ouvir e sentir a natureza.
Segunda dica, procure dentro dos moinhos se há alguém a vender doces tradicionais, normalmente está lá uma senhora a vender malassadas, um doce típico açoriano muito semelhante às filhós do continente português.

Mais uma dica, não visite apenas as duas maiores cascatas e volte para o carro! Entre também no parque e caminhe ao longo de todo o caminho, aproxime-se da natureza. Podem ver aves muito bonitas e encontrar os mais aventureiros a fazer canyoning!
O Que Fazer na Ribeira dos Caldeirões?
Há muitas coisas para fazer na região do Nordeste, à volta do parque da Ribeira dos Caldeirões. É um lugar repleto de natureza pura, paisagens maravilhosas e cultura local.
Visite o Nordeste

O Nordeste é uma pequena vila colorida com uma grande herança cultural da ilha de São Miguel. É uma das vilas mais floridas da Europa e se visitar durante a primavera ou o verão, vai perceber claramente o porquê.
Quando chegar ao Nordeste, verá a Ponte dos 7 arcos, uma das mais belas pontes dos Açores. É bastante antiga, foi construída entre 1882 e 1883. Uma bela paisagem para conhecer.
Outra atração do Nordeste é o farol do Arnel. Situa-se na Ponta do Arnel e foi também construído no final do século XIX. O farol continua a funcionar e a guiar barcos ao longo da costa.
Se quiser relaxar na areia quente, Lombo Gordo é uma bela praia de areia preta onde pode nadar no Atlântico. Note que é melhor ir de manhã e início da tarde porque o sol esconde-se rapidamente atrás das altas colinas.
Para uma visita interessante, pode ir ao Centro Ambiental do Priolo. Esta pequena exposição explica a importância de salvar o priolo dos Açores, uma pequena ave em perigo que só existe no Nordeste.

Caminhada Até ao Pico da Vara
O Pico da Vara é nada menos que o ponto mais alto da ilha de São Miguel. Alcançando até 1.108 metros acima do nível do mar, pode encontrar o Pico da Vara no complexo vulcânico do Nordeste, o habitat natural do priolo dos Açores.
A reserva natural do Pico da Vara é de 1.980 hectares. Exibe uma rica flora, uma vez que é coberta pela floresta laurissilva.
Pode visitar e caminhar até ao topo da ilha de São Miguel com os nossos guias! Junte-se a nós para esta bela experiência! Outra dica, é melhor fazer este passeio quando há poucas nuvens para uma vista muito especial de toda a ilha.
DE TOUR RELACIONADOS PASSEIO PEDESTRE PICO DA VARA Reserve agora!

Veja o Nascer do Sol na Ponta da Madrugada
Os miradouros da Ponta do Sossego e da Ponta da Madrugada são os dois locais mais famosos para ver o perfeito nascer do sol em São Miguel.
Esta é uma grande experiência que deve absolutamente fazer quando estiver em São Miguel. Muitas pessoas decidem dormir perto dos miradouros ou conduzir de madrugada para ver o sol nascer sobre o oceano.
SABIA QUE... O melhor local para apreciar o pôr-do-sol na ilha de São Miguel é na parte oeste, nos Mosteiros.
Tanto os miradouros Ponta do Sossego como Ponta da Madrugada oferecem lindas falésias verdes para o Atlântico e uma grande variedade de plantas e flores.

Dê Um Passeio nas Plantações de Chá
A apenas 10 minutos de carro da Ribeira dos Caldeirões, as plantações de chá Gorreana criam uma paisagem única semelhante às plantações de arroz da Ásia.
Perca-se no labirinto das plantações de chá e admire a bela vista sobre o oceano. É uma das poucas plantações de chá na Europa.
Também pode visitar a exposição no interior para ver a maquinaria que ainda hoje é usada para fazer o chá verde e o chá preto açoriano.
TOUR RECOMENDADO VAN TOUR PARA FURNAS. Reserve agora!

Ferramentas e Apps Úteis
O tempo nos Açores é bastante imprevisível. Por esta razão, há uma ferramenta muito útil que pode usar antes de visitar qualquer lugar nas 9 ilhas: Spotazores. Graças às câmaras instaladas em muitos pontos das ilhas, é possível ver o tempo em tempo real e decidir para onde ir.
Se quiser uma previsão do tempo mais precisa, consulte o Windguru. Desde a ondulação até às temperaturas e vento, estes são websites muito úteis para os turistas e até residentes.
ARTIGOS RELACIONADOS | Tempo nos Açores - O tempo nos Açores em janeiro - O tempo nos Açores em fevereiro - O tempo nos Açores em março - O tempo nos Açores em abril - O tempo nos Açores em maio
Conclusão
A Ribeira dos Caldeirões deve estar na sua lista de locais a visitar na ilha de São Miguel. É um bom parque para dar um passeio perto da natureza com a sua família e amigos.
Desfrute das cascatas e faça um piquenique na relva verde do parque natural. E se está a preparar mais aventuras, reserve uma viagem de canyoning connosco!
Vídeo
Galeria
Referências
Pelos Açores – Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões
Viagens e Passeios – Parque Nacional da Ribeira dos Caldeirões
Futurismo Açores Adventures – Ribeira dos Caldeirões