Versão de impressãoVersão de impressão

Educação

O objetivo da Futurismo Whale Watching é fazer com que cada passeio seja uma verdadeira experiência educativa, bem como emocional. Antes das saídas para o mar um biólogo marinho faz um ‘briefing’ para informar devidamente os clientes sobre a conversão da caça à baleia, sobre a observação de baleias nos Açores, espécies que podem ser avistados, regras de observação, respeito pelos animais e medidas de segurança a bordo. Durante o passeio os nossos profissionais explicam mais sobre as espécies de cetáceos avistados, bem como outras formas de vida marinha e pontos de interesse ao longo da ilha. Guias de informação adicionais, também, estão disponíveis a bordo para complementar a informação e o valor educativo dos nossos passeios. No final do passeio, o biólogo faz uma repescagem para explicar quais as espécies que foram avistadas. A Futurismo Azores Adventures quer garantir que todas as suas atividades são sustentáveis ​​para que outros possam desfrutar da natureza açoriana no futuro. Tentamos, por isso, minimizar o nosso impato sobre o meio ambiente e os animais que observamos e respeitamos as regras de observação.

A Futurismo acredita no apoio a projetos de conservação e regularmente convida grupos escolares locais e instituições sociais a vir observar baleias e golfinhos, para que possamos influenciar a próxima geração para também cuidar do meio ambiente. Costumamos organizar dias de atividade com esses grupos e convidá-los a participar, nomeadamente, em dias de conservação, limpezas do litoral e trilhos para caminhada na ilha. No mar removemos lixo encontrado na água e no escritório procuramos reduzir a impressão e uso excessivo de papel. Procuramos reciclar o que podemos e reduzir o uso de combustível no mar, usando, por exemplo, vigias em terra para localizar os animais.

A nossa recente parceria com o projeto Life Priolo apoia e promove a conservação da ave Priolo (Pyrrhula murina). Esta espécie é endémica da ilha de São Miguel, nos Açores, mais especificamente para o complexo de montanha da Serra da Tronqueira, uma área protegida na zona do Nordeste e Povoação. O projecto Life Priolo contribui para promover o turismo sustentável na região e durante as atividades da Futurismo na zona incluimos uma visita ao centro de interpretação do projeto e área de vida selvagem circundante.